s

Lifelong Learning

O que acontece com seu cérebro enquanto você aprende?

Escrito por Por Soraia Yoshida | 30.09.2021

[jwplayer qNqmSCYy]O modelo do cérebro humano inclui 86 bilhões de neurônios e cerca de um quatrilhão de sinapses, que permitem nossas conexões neurais. Toda vez que entramos em contato com um estímulo externo, o cérebro passa a trabalhar para fazer mais conexões. Imagine o que acontece, portanto, quando nos dispomos a aprender alguma coisa, como um novo idioma. É isso que a cientista de aprendizagem sénior norte-americana Cindy Blanco, do Duolingo, explica neste vídeo exclusivo para o Brain Hub.

"O cérebro é uma rede de conexões. se nós pensamos em línguas, as conexões acontecem entre palavras e ideias, palavras relacionadas e também sequências de palavras", diz ela. Para prender um novo idioma, explica, o cérebro precisa praticar: falar, escrever, ler e ouvir o novo idioma.

"Pense na sua língua materna. Se você fala português, existe uma conexão forte entre a palavra gato e a ideia de um gato. É um animal pequeno, suave, etc. E nós temos conexões assim para todas as palavras e gramática de nossa língua materna", afirma Cindy. Aprender um novo idioma significa fazer conexões novas entre as palavras desse idioma e as ideias que já temos no cérebro. "No início, você vai ter conexões mais fracas entre as palavras e as ideias, mas quanto mais estudar, e  mais praticar, mais fortes as conexões vão ficando".

Conteúdo exclusivo para membros da The Shift

Aproveite a promoção e assine