s
360°

SXSW 2023: as astrofísicas da NASA e a supernova

Quatro astrofísicas da NASA e da Agência Espacial Européia falaram sobre o telescópio Webb e mostraram a foto inédita da supernova Wolf-Rayet

Por Redação The Shift 26/03/2023

Foto: divulgação NASA

O lineup da SXSW 2023 é, por si, uma declaração de compromisso público com as causas mais importantes do século, entre elas o pensamento científico, a inclusão e a diversidade. O painel “Unfold The Universe: NASA’s Webb Space Telescope“, que aconteceu na terça-feira (14), juntou tudo no palco.

Quatro astrofísicas da NASA e da Agência Espacial Européia – Knicole Colon, Macarena Garcia Marin, Stefanie Milam e Amber Straughn -, que fazem parte da equipe do Telescópio Espacial James Webb, conversaram com Laura Betz, líder de comunicação do Goddard Space Flight Center, sobre vida, universo e muito mais.

E aproveitaram para revelar no palco a mais recente imagem do Telescópio Espacial James Webb: uma rara estrela Wolf-Rayet que em breve se tornará uma supernova. A Wolf-Rayet, segundo a NASA, está “entre as estrelas mais luminosas, mais massivas e mais rapidamente detectáveis conhecidas”.

CADASTRE-SE GRÁTIS PARA ACESSAR 5 CONTEÚDOS MENSAIS

Já recebe a newsletter? Ative seu acesso

Ao cadastrar-se você declara que está de acordo
com nossos Termos de Uso e Privacidade.

Cadastrar

O lado emocionante da foto, que empolgou a plateia: a luz dessa imagem viajou pelo espaço por cerca de 15.000 anos-luz, desde a constelação Sagitta, até chegar às lentes poderosas do Webb. Ou seja, quando essa explosão aconteceu, os mamutes andavam pela superfície da Terra.

A poeira em torno da estrela “está se espalhando pelo cosmos e criará planetas”, disse Straughn. O grupo discutiu a importância do investimento na ciência e o impacto que pode ter daqui para frente o conhecimento que virá do Webb. As imagens do Webb, que começaram a ser liberadas em julho de 2022, trouxeram inspiração em um ano tão difícil, disse Straughn. “Astronomia é uma coisa boa. A coisa mais excitante do Webb é a consciência de que há um desconhecido que a gente nem sabe que está lá”.

The Shift 360°

O que é um data center pronto para IA?

Data centers estão enfrentando uma transformação de US$ 6,7 trilhões até 2030 para lidar com IA. Seu parceiro de infraestrutura não é mais apenas um fornecedor. É sua vantagem competitiva.

Legado resolvido: IA acelera a transformação do ERP nas empresas

The Shift 360°

Legado resolvido: IA acelera a transformação do ERP nas empresas

Com Inteligência Artificial, empresas tornam sistemas legados mais seguros, inteligentes e conectados à nuvem

Procura-se talentos para data centers de IA

The Shift 360°

Procura-se talentos para data centers de IA

Os profissionais mais valiosos combinam habilidades tradicionais com recursos de IA — não apenas para manutenção, mas para decisões estratégicas.

A era da impaciência: IA, cultura e o fim das desculpas

SXSW London 2025

A era da impaciência: IA, cultura e o fim das desculpas

Em um mundo acelerado, há urgência em adotar e se adaptar à IA. Euan Blair, CEO da Multiverse, e Nakul Mandan, sócio da Audacious Ventures, explicam por que a IA é um imperativo de crescimento.

Por Ana Paula Zamper e Patrícia Marins*, especial para The Shift
O escândalo dos Correios e os riscos da confiança cega na tecnologia

SXSW London 2025

O escândalo dos Correios e os riscos da confiança cega na tecnologia

Bryan Glick, editor-chefe da ComputerWeekly britânica, usa o caso do escândalo Horizon IT, do Post Office do Reino Unido, como um alerta para os novos tempos da IA: máquinas erram

Por Patrícia Marins*, especial para The Shift
A visão de Idris Elba para um futuro criativo e inclusivo

SXSW London 2025

A visão de Idris Elba para um futuro criativo e inclusivo

De ator a empreendedor de impacto. No SXSW London 2025, Idris Elba apresentou suas ideias poderosas sobre tecnologia e inclusão, de digital wallets a plataformas móveis para cinema

Por Ana Paula Zamper*, especial para The Shift