s
360°

SXSW 2023: hora de entender e ressignificar o trabalho

O futuro do trabalho precisa ser, na verdade, uma reflexão sobre o hoje, diz Chris Hyams, CEO do Indeed. É preciso resgatar os "excluídos" pela tecnologia e promover diversidade

Por Cristina De Luca 26/03/2023

Chris Hyams, CEO do Indeed, entrevistado por Ellen McGirt, editora sênior da Fortune

Ferramentas de Inteligência Artificial, como o ChatGPT, dificultarão conseguir um emprego como redator iniciante, por exemplo, e os carros autônomos não apenas deixarão cerca de 4 milhões de motoristas desempregados, como provavelmente dizimarão o setor de seguros de automóveis. Quem diz é Chris Hyams, CEO do Indeed, entrevistado por Ellen McGirt, editora sênior da Fortune, no palco da SXSW 2023.

Apesar de pintar um cenário meio apocalíptico para determinadas funções, ele prefere olhar para as habilidades transferíveis que as pessoas têm, que as habilitam para fazer outros tipos de trabalho.

Um problema que a Indeed está tentando resolver. Para evitar que as pessoas caiam em um limbo de desemprego, que pode durar muito mais tempo do que durou em profundas mudanças anteriores da economia, como a da troca do vapor pela eletricidade.

CADASTRE-SE GRÁTIS PARA ACESSAR 5 CONTEÚDOS MENSAIS

Já recebe a newsletter? Ative seu acesso

Ao cadastrar-se você declara que está de acordo
com nossos Termos de Uso e Privacidade.

Cadastrar

O futuro do trabalho precisa ser, na verdade, uma reflexão sobre o hoje, diz Hyams. Podemos acreditar que muitas pessoas serão marginalizadas, mas, também, poderemos resgatar esses “excluídos” da revolução digital e estimular uma nova equidade e um novo modelo de trabalho mais humanizado e inteligente.

O executivo defende haver uma “obrigação coletiva” de educar as pessoas sobre o uso das tecnologias. E de os técnicos construírem e adaptarem novas ferramentas em termos humanos, não apenas considerando resolver problemas, ignorando todos os impactos.

“Negar ou limitar o uso da tecnologia é simplesmente negar às pessoas novas possibilidades de trabalho mais gratificantes”, diz ele. Hyams enxerga a “Grande Renúncia” como “Grande Realização”, com trabalhadores buscando mais empregos que podem não incluir suas habilidades essenciais. “As pessoas estão buscando significado de novas maneiras, e isso está causando disrupção”, disse ele.

O perigo está nas redes. Como proteger as PMEs?

The Shift 360°

O perigo está nas redes. Como proteger as PMEs?

Duas pesquisas do Capterra mostram como as pequenas e médias empresas brasileiras convivem com riscos de cibersegurança, e como os consumidores reagem ao problema

Por The Shift Marketing Services*
De usuário para usuário, Capterra reúne mais de 1,7 milhão de reviews

The Shift 360°

De usuário para usuário, Capterra reúne mais de 1,7 milhão de revi...

Softwares ajudam a economizar tempo e a resolver problemas, mas às vezes é difícil saber qual é a melhor solução. É aí onde entra o Capterra, a plataforma de avaliação de software movida pela opinião de quem usa

Por The Shift Marketing Services*
SAC: o desafio de engajar a conversa com os clientes

The Shift 360°

SAC: o desafio de engajar a conversa com os clientes

Entenda por que 70% dos clientes consideram que o serviço de atendimento ao consumidor melhorou nos últimos dois anos. E conheça 5 softwares gratuitos para chat online

Por The Shift Marketing Services*
Lei Geral de Proteção de Dados entra em nova fase

Proteção de Dados

Lei Geral de Proteção de Dados entra em nova fase

A expectativa é que haja maior adequação à Lei por parte das empresas que ainda não estão em conformidade, já que, com a publicação do regulamento de dosimetria, as sanções virão.

Arautos do Apocalipse startup

Tendências

Arautos do Apocalipse startup

A falta de acesso a dinheiro imediato pode tirar do jogo quatro em cada cinco startups early-stage, segundo investidores e analistas de business intelligence. Será o Apocalipse?

A SXSW 2022 e o novo shift da Internet 

The Shift 360°

A SXSW 2022 e o novo shift da Internet 

A Web3 está só começando e ainda há muito por desenvolver. O choque de paradigma de modelos centralizado vs descentralizados é um grande impasse para atingirmos o potencial que essa tecnologia pode proporcionar.

Por Joaquim Santos Neto, especial para The Shift