O desejo de “dar conta de tudo” é um dos maiores mitos da produtividade moderna. Segundo Oliver Burkeman, cientista comportamental e autor de “Meditations for Mortals”, tentar atingir um estado em que todas as tarefas são concluídas e não há pendências é uma ilusão. “É completamente impossível dar conta de todas as suas tarefas”, afirma. A busca incessante por controle absoluto sobre o tempo e o trabalho, diz, apenas reforça o ciclo que leva ao estresse e à insatisfação.
Existe uma “armadilha da eficiência” ligada ao trabalho: quanto mais produtiva uma pessoa se torna, mais tarefas surgem – pois é criada a expectativa de que ela pode lidar com mais demandas. “Você responde e-mails mais rápido e, de repente, recebe ainda mais e-mails para responder”, diz neste vídeo para o Big Think+.
Burkeman enfatiza que sempre haverá mais a fazer e que aceitar essa realidade pode ser libertador. Para ele, a busca incessante por controle absoluto sobre o tempo e o trabalho apenas reforça o ciclo de ansiedade e frustração. Ele ilustra essa ideia da seguinte maneira: se você considera a interrupção de seu filho para contar uma história da escola como uma “distração”, então algo está errado com sua definição de produtividade.
Burkeman explica ainda o que chama de “débito da produtividade”. Segundo ele, muitas pessoas começam o dia sentindo que precisam “pagar” essa dívida, ou seja, produzir o suficiente para se sentirem adequadas. Esse mecanismo as coloca em um ciclo de que é sempre preciso fazer mais, entregar mais, produzir mais. “A barra para o que é suficiente nunca para de subir”, diz.
Para lidar com as demandas da vida, Oliver Burkeman sugere a regra das 3-4 horas de trabalho profundo. Analisando a rotina de grandes cientistas, escritores e artistas, ele percebeu que a maioria deles dedicava no máximo quatro horas por dia ao trabalho realmente significativo. “Tentar focar por mais tempo do que isso é improdutivo. Você precisa de tempo para descansar e processar as ideias”, diz.
Esse conceito se alinha a estudos como o de Alex Pang, autor de “Rest”, que mostra que o descanso é um fator essencial para um trabalho de alta qualidade.
Ao tentarmos programar cada minuto do dia, estamos, na verdade, nos privando da espontaneidade e do prazer de viver. “Se a forma como você organiza seu tempo faz com que momentos valiosos da vida pareçam inconvenientes, talvez seja hora de reconsiderar seu sistema”, conclui Burkeman.
Cultura estratégica, segurança psicológica, liderança requalificada, flexibilidade real, habilidades humanas e gestão do burnout formam o novo núcleo competitivo das empresas na era da IA
Estudo revela que conselhos usam a sucessão como arma estratégica na transformação digital, elevando contratações externas e mudando o modelo de liderança
adoção acelerada de IA está criando inovação subterrânea, exaustão, insegurança e queda na confiança. EY e PwC apontam onde as empresas estão falhando
A verdadeira ameaça à força de trabalho não é a automação, mas a falta de direção das lideranças
Profissionais híbridos, ambientes automatizados e IA aplicada ao RH estão redesenhando o mercado de trabalho e exigindo novas estratégias de atração e retenção de talentos.
A transição para a Economia Verde corre risco sem trabalhadores capacitados, mesmo com crescente interesse de jovens e empresas
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso
