O mercado de BI e gerenciamento de dados está em constante mudança. As tendências vão e vêm. Para descobrir quais estarão em alta em 2021, o estudo “Data, BI & Analytics Trend Monitor 2021“, da BARC, procurou saber a opinião de mais 2,2 mil usuários, consultores e fornecedores europeus, em novembro de 2020.
Foram mapeadas 20 tendências, das quais a qualidade e o gerenciamento de dados mestres, data discovery e cultura orientada por dados se sobressaíram. Já governança de dados e self-service BI também seguem como tendências consistentes. As cinco representam a base para as organizações gerenciarem seus próprios dados e fazerem bom uso deles.
Além disso, demonstram que as organizações estão cientes da relevância dos dados de alta qualidade e de seu uso eficaz. As organizações desejam ir além da coleta de tantos dados quanto possível e usar ativamente os dados para melhorar suas decisões de negócios. Isso também é apoiado pela modernização do data warehouse, que subiu uma posição este ano.
Algumas tendências aumentaram ligeiramente em importância desde o ano passado (por exemplo, catálogos de dados). No entanto, a maioria das tendências manteve-se no mesmo nível. A única exceção foi Cloud BI for Data & Analytics, que ocupou o 18º lugar por dois anos antes de subir para o 14º este ano. O que pode ser explicado pelo crescente interesse em Cloud BI.
A ideia de usar um ambiente de nuvem para executar BI e análises deixou de ser promovida apenas por fornecedores de software, e vem passando da teoria à prática. Embora a adoção esteja se desenvolvendo lentamente, a tendência ascendente da nuvem nos diz que as empresas estão se tornando cada vez mais familiarizadas com o uso de soluções em nuvem, ou pelo menos híbridas.
A importância da qualidade dos dados e do gerenciamento de dados mestres pode ser explicada muito simplesmente: as decisões corretas só podem ser tomadas com base em dados confiáveis e consistentes. Os modelos só podem fazer previsões precisas se forem treinados com os dados corretos.
Os dados mestres, por sua vez, fornecem a estrutura para entender e usar os dados. Eles podem assumir a forma de informações sobre produtos, clientes, fornecedores, localização e ativos, além de quaisquer fontes de informações que impulsionem seus negócios.
A gestão eficiente de dados mestres oferece uma visão confiável e única das informações e elimina as ineficiências dispendiosas causadas pelo isolamento dos dados.
Sem a Ciência de Dados, as empresas não conseguem obter valor dos dados de que dispõem. Mas não há cientistas de dados suficientes para todos. O que fazer? Automatizar
As pessoas não estão dispostas a aceitar tecnologias a menos que possam exercer mais controle sobre seus resultados
Em alguns casos será preciso refazer alguns algorítmicos baseados no princípio de que padrões e comportamentos do passado se repetem no futuro. Em outros, recalibrar a série histórica
Se um MVP com um grupo controlado de usuários é a melhor maneira de comprovar o desempenho de um modelo de IA, o MLOps é uma boa metodologia a ser aplicada
Em particular, as empresas utilizarão a IA para oferecer uma melhor experiência ao cliente, bem como ajudar os funcionários a se tornarem melhores em seus empregos
A pandemia acelerou a adoção de Inteligência Artificial nas empresas, mas esse processo deve seguir em diferentes estágios, com explicabilidade, ética e nuvem
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso