s
Restaurante com mesas na calçada no Rio de Janeiro Crédito: Tomaz Silva
ECONOMIA DIGITAL

Futuro da “experiência do restaurante” em xeque

Os comerciantes recorrem à economia digital e passam a depender cada vez mais de aplicativos de delivery para manter a operação

A reabertura gradual do comércio nas grandes cidades brasileiras enfrenta desafios para retomar o faturamento durante a pandemia. Em São Paulo, mais da metade dos restaurantes e bares só ganha 10% da receita pré Covid-19. Apenas 35% dos estabelecimentos conseguiram acessar programas de crédito do governo, colocando em dúvida o futuro de parte deles.

Os comerciantes recorrem à economia digital e passam a depender cada vez mais de aplicativos de delivery para manter a operação. O gasto médio com apps de comida e supermercado cresceu 40% na pandemia.

No entanto, a presença no espaço urbano e a experiência que um restaurante promove ao cliente podem estar em cheque. Para cortar custos com salão, equipamento e funcionários, diversos estabelecimentos recorrem às cozinhas compartilhadas – também chamadas de cloud kitchens ou dark kitchens – focadas apenas no delivery.

CADASTRE-SE GRÁTIS PARA ACESSAR 5 CONTEÚDOS MENSAIS

Ao cadastrar-se você declara que está de acordo
com nossos Termos de Uso e Privacidade.

Cadastrar

Nos EUA, o mercado está em alerta para uma tendência de aumento da desigualdade no setor, de acordo com estudo do Bank of America. Enquanto as cadeias de restaurantes têm visto a receita crescer 2% em média nas últimas semanas, os estabelecimentos independentes diminuíram em 15% o faturamento.

Em parte, estes dados são explicados pelo próprio fato de a experiência de se sentar em uma mesa dentro de um restaurante estar associada aos estabelecimentos independentes. Ou seja, as pessoas veem mais riscos nestes locais do que em redes de fast-food, nas quais há menor contato humano. Neste cenário, apenas dois terços dos proprietários de restaurantes independentes acreditam que ainda estarão de portas abertas até outubro.

Estar na nuvem é cada vez mais estratégico

Tendências

Estar na nuvem é cada vez mais estratégico

Governos e empresas precisam considerar o valor da nuvem na reformulação da economia para o digital

Novas demissões são um sinal negativo para o mercado

Economia

Novas demissões são um sinal negativo para o mercado

Em cinco meses de 2022, o número de demissões já se iguala ao total de 2021. Sinais de falta de liquidez atingem principalmente as scale-ups

Apoio à inovação: a virada digital da Arezzo&Co

Inovação

Apoio à inovação: a virada digital da Arezzo&Co

Fechar parcerias com as startups é uma parte fundamental do processo de transformação digital do grupo

A saga Twitter & Elon Musk. Um fio para acompanhar

Mercado

A saga Twitter & Elon Musk. Um fio para acompanhar

O bilionário quer comprar o Twitter por US$ 44 bilhões. A história continua rendendo porque o deal leva tempo e muito dinheiro. Acompanhe aqui

É realmente possível possuir algo no metaverso?

Inovação

É realmente possível possuir algo no metaverso?

Um professor de direito alerta que possuir um NFT de um item digital pode não ser suficiente para garantir a posse desse bem.

Por João Marinotti, The Conversation
Pill digitaliza a farmácia para gerar mais valor para o paciente

Inovação

Pill digitaliza a farmácia para gerar mais valor para o paciente

A digitalização das farmácias pode escalar um modelo de atendimento farmacêutico mais próximo e personalizado.