s
ECONOMIA DIGITAL

O relatório ‘The CMO Survey’ mapeia a transformação digital no marketing

E, surpresa... ela progride lentamente. Poucas empresas têm uma jornada digital de marketing institucionalizada. Mais da metade ainda a consideram em fase emergente

Por Silvia Bassi 31/10/2023

Parece um caldeirão estranho, mas é a combinação de assuntos que fazem parte da 31ª edição do estudo The CMO Survey, um projeto que junta a Deloitte, com a Fuqua School of Business, da Duke University, e a American Marketing Association, para medir o pulso das atividades de marketing das empresas, e de CMOs, nos EUA. A direção do projeto é da professora Christine Moorman, da Fuqua, especialista em estratégias de marketing.

Essa edição do estudo é a “edição do outono”, que sinaliza tendências para os próximos meses. O estudo ouviu 316 líderes de marketing de empresas com fins lucrativos (for profit), a maioria (96%) com posição de VP ou similar. Confira algumas das descobertas da professora Christine Moorman:

  • Mais otimismo, menos gastos: A inflação e a incerteza econômica refrearam os gastos com marketing. A fatia de marketing no orçamento total caiu para níveis pré-Covid (10,6%). Sobre o percentual de receitas, desceu para 9,2%.
  • O desempenho se fortalece: Lucros cresceram em média 8%; vendas se mantiveram no patamar de crescimento de 10,8% (bem acima do mínimo pandêmico de 2,6%). Retenção e aquisição de clientes e o valor da marca também aumentaram.
  • Diversidade, equidade e inclusão no marketing diminuem: fazer marketing baseado em DE&I, segundo os entrevistados, traz retornos fracos (!). Por isso, o investimento nessa vertente cresceu apenas 2,3% este ano, abaixo dos 10,7% de 2022. Menos da metade de CMOs esperam que DE&I seja prioridade nos próximos cinco anos.
  • Ativismo da marca: As três principais questões sociais que as marcas agem a favor ou contra são igualdade LGBTQ+ (59,0%), Covid-19 (58,3%) e igualdade racial (53,2%). Ações relacionadas a aborto (+580%), armas de fogo (+227%) e clima (+70%) tiveram os maiores aumentos desde 2021, à medida que estas questões sociais se intensificaram nos últimos anos.
  • A IA em marketing atrai e compensa: A pesquisa mostra que 94,1% de CMOs estão investindo nessa tecnologia nos últimos 3 anos, sendo que 60,4% há menos de um ano. O efeito da adoção da IA ​​foi positivo: a produtividade das vendas melhorou 6,2% e a satisfação do cliente 7,0%, enquanto os custos indiretos de marketing diminuíram 7,2%.
  • Principais usos da IA: A personalização e a criação de conteúdo assumem a liderança como os principais usos da IA ​​em marketing. Na criação de conteúdo, o uso de ferramentas de IA para blogs e conteúdo de sites, mídias sociais e marketing por e-mail está no topo da lista.
  • Transformação digital avança devagar: Apenas 12,8% das empresas têm uma jornada digital de marketing institucionalizada, e só 24,2% a consideram integrada às atividades. No restante das respostas, 54,2% das empresas se consideram na fase emergente e 8,8% ainda discutem o assunto. A liderança sênior de marketing continua a impulsionar 70% das transformações.

O estudo CMO Survey é complexo, e avança por detalhes importantes para toda a atividade da área de marketing das empresas, incluindo contratações, expectativa de novas habilidades e novos modelos de canais, entre eles do D2C (Direct to Consumer) — 24% das empresas adicionaram um canal desse tipo na sua estratégia no ano passado. Você pode conferir diferentes aspectos:

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

O relatório 'The CMO Survey' mapeia a transformação digital no marketing

Economia Digital

O relatório 'The CMO Survey' mapeia a transformação digital no mark...

E, surpresa... ela progride lentamente. Poucas empresas têm uma jornada digital de marketing institucionalizada. Mais da metade ainda a consideram em fase emergente

e-Commerce aposta em recuperação

Economia Digital

e-Commerce aposta em recuperação

O comércio eletrônico brasileiro vem tendo o pior início de ano da sua história, mas os indicadores econômicos e o comportamento do consumidor apontam para um segundo semestre melhor

Crypto com dupla personalidade

Economia Digital

Crypto com dupla personalidade

O mercado norte-americano de criptoativos celebrou ontem a vitória parcial em um processo movido pela SEC contra a Ripple

Uma injeção de otimismo para o mercado cripto

Economia Digital

Uma injeção de otimismo para o mercado cripto

Relatório da a16z revela que a saúde dessa indústria é melhor do que os preços de mercado sugerem

Web3 para além do cripto: a relevância da nova rede

Economia Digital

Web3 para além do cripto: a relevância da nova rede

A Web3, terceira geração da World Wide Web, surge como uma oportunidade não só para os usuários, mas também para as empresas, com uso de blockchain para além das criptomoedas

Por Vinícius Cordoni*, especial para a The Shift
Startups impulsionam geração de melhores serviços de Open Finance

Fintechs

Startups impulsionam geração de melhores serviços de Open Finance

Os dados são centrais no Open Finance, mas nem sempre os bancos conseguem gerar valor a partir das informações. Startups ajudam a criar melhores produtos de finanças abertas com a conversão de dados dos usuários em insights.