Apenas 18% das lideranças se sentem “muito capazes de antecipar e reagir às mudanças”. Pior: apenas 13% dos líderes de Recursos Humanos concordam com essa afirmação. Em cinco anos, o percentual de líderes que se sentem preparados para liderar mudanças em suas organizações caiu de 25% para 13%.
Mesmo com expectativas cada vez maiores sobre essa posição, ou por isso mesmo, a lacuna entre capacidade de liderança em cenários de mudança constante parece um tabuleiro de “War”, em que se tenta adivinhar as capacidades dos outros. De acordo com o estudo “Leading Through Change: Why Leadership Capabilities Are the Missing Link”, da DDI, o cenário é o seguinte
Experiência, senioridade e autoridade formal não se traduzem automaticamente em capacidade de conduzir transformações. Uma conclusão que também aparece no estudo “Global Leadership Forecast”, apontando que apenas 13% dos líderes de RH acreditam que os líderes de suas organizações são muito capazes de antecipar e reagir a mudanças. Do lado das lideranças, o número é apenas um pouco maior: 18% dizem se sentir muito preparados para lidar com transformações rápidas e complexas.
O estudo mostra que a prontidão para liderar mudanças é maior em ambientes mais rápidos e menos engessados. Líderes da Geração Z, por exemplo, são 1,5 vez mais propensos a se sentirem preparados para antecipar e responder a mudanças rápidas.
Organizações menores também se destacam: empresas com até 100 funcionários são duas vezes mais propensas a relatar lideranças preparadas para a mudança do que grandes corporações, sugerindo que menos camadas e menos rigidez estrutural favorecem a adaptação.
Esse cenário se soma à ampliação radical do papel da liderança. Hoje, líderes precisam entregar resultados, redesenhar fluxos de trabalho, apoiar o bem-estar das equipes, desenvolver pessoas e conduzir mudanças contínuas, tudo ao mesmo tempo.
Ao contrário do que muitos poderiam pensar, a liderança falha menos na estratégia e mais na dimensão humana da mudança. Entre executivos:
Entre líderes de nível médio:
Entre líderes de linha de frente:
Quando líderes não explicam o porquê da mudança, não escutam como as pessoas estão vivenciando o processo e não reforçam novos comportamentos no dia a dia, a resistência à mudança cresce, mesmo quando a estratégia é sólida.
A boa notícia é que o estudo também aponta caminhos claros. Segundo a DDI:
A recomendação é sair de treinamentos genéricos e investir em desenvolvimento comportamental aplicado, com diagnósticos claros, prática em cenários reais de mudança e feedback sobre comportamentos observáveis.
A conclusão da DDI é dura, mas pragmática: liderar mudanças deixou de ser um diferencial e se tornou uma competência central de sobrevivência organizacional. Quando essa lacuna não é tratada, os custos se acumulam: em confiança, engajamento, performance e retenção de talentos. As organizações que querem estar preparadas para o futuro precisam olhar diretamente como suas lideranças conduzem as pessoas em meio à incerteza. Afinal, a mudança falha principalmente nas interações humanas do dia a dia.
Estudo global da consultoria mostra produtores cortando gastos com fertilizante e maquinário, adotando biológicos e testando IA Generativa
Relatório organiza 14 tendências e mostra que investimento em infraestrutura de IA já supera US$ 145 bilhões, enquanto energia se torna o principal gargalo da corrida tecnológica
Estudos mostram uma geração que não abandonou os sonhos tradicionais de vida, mas perdeu a confiança de alcançá-los
Pesquisa da WSJ Intelligence e da PMI com 2.507 profissionais mostra que, quanto mais a IA avança no trabalho, mais valiosos ficam julgamento, criatividade e pensamento crítico humanos
Pesquisa global da Korn Ferry mostra que o profissional brasileiro trabalha sob mais pressão do que a média mundial
A nova edição do estudo do SANS Institute mostra como fazer a correlação entre profissionais dedicados no time de cibersegurança e o número de pessoas na empresa para mudar a cultura
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso
