s
Crédito: Dreamstime
INOVAÇÃO

10 maneiras de acelerar a inovação de base

A ação coletiva e o consenso são necessários para converter as ideias e inovações de indivíduos e comunidades ricos em conhecimento, mas economicamente pobres, em meios viáveis ​​de aumentar a renda

Por Kenneth Kwok para o Fórum Econômico Mundial 01/05/2021
  • A inovação pode desempenhar um papel muito maior no mundo pós-Covid para inspirar a transformação para uma economia e sociedade mais inclusivas e sustentáveis.
  • Acelerar a inovação de base requer um ecossistema de apoio coerente e holístico a ser construído em torno dele para seu sustento.
  • Dez princípios para acelerar a inovação de base incluem crowdsourcing de ideias inovadoras globais, fomento da comunidade de base, mobilização da academia e da juventude.

 

Se há algo claro desde o ano passado, é que a construção de consenso e a ação coletiva são necessárias para converter as ideias e inovações de indivíduos e comunidades ricos em conhecimento, mas economicamente pobres, em meios viáveis ​​de aumentar a renda, atender às necessidades sociais e conservar o ambiente. A menos que construamos com base nos recursos dos quais os pobres são ricos, o processo de desenvolvimento não será digno e uma cultura de respeito e aprendizado mútuo não será reforçada na sociedade e levará a um futuro inclusivo para todos.

Ao mesmo tempo, nossa comunidade precisa perceber que, mesmo com acesso ao melhor conjunto de recursos e redes, acelerar a inovação de base não é garantia de uma jornada tranquila. A resposta simples é: é difícil. Uma resposta mais objetiva é: requer um ecossistema de mãos dadas coerente e holístico a ser construído em torno dele para seu sustento.

Receba grátis nossa newsletter

10 princípios

Da perspectiva do Global Citizen Capital por meio de seu envolvimento multifacetado com a comunidade UpLink, aqui estão 10 princípios que ajudarão a acelerar a inovação de base e criar um futuro inclusivo para todos.

1. Faça o crowdsourcing de ideias inovadoras globais para cumprir os ODS
A importância das soluções sustentáveis ​​veio à tona em 2020, quando as comunidades em todo o mundo enfrentaram a dupla ameaça das mudanças climáticas e da pandemia de Covid-19. Em 2021, essa urgência continua a crescer. A inovação e a sustentabilidade estão inextricavelmente ligadas ao nível de base, e só podemos ser sustentáveis ​​gerando benefícios de desenvolvimento social e ambiental mensuráveis ​​de longo prazo aplicáveis ​​às comunidades locais.

2. Incentive os governos locais a se tornarem stakeholders ativos
Em todo o mundo, os governos locais estão cada vez mais encarregados de regulamentar as questões ambientais que convencionalmente não estão sob sua alçada. Na formulação de políticas locais de governo, os residentes afetados são as bases. A participação do cidadão no governo local é um método eficaz para educar os cidadãos sobre as atividades governamentais e remover as barreiras para o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

3. Promova uma comunidade de base para compartilhar pesquisas, conhecimento e talento
Um princípio básico das inovações de base é não depender de sistemas externos e incentivos para resolver os problemas locais. Quer a inovação seja induzida por meio de uma autopoiese (autoprodução, em que subsistemas produzem e reproduzem sua própria organização circular por meio de seus componentes) , heteropoiese (aplicação de um processo que ocorre no espaço da autopoiese em um processo do desenho humano) ou modelo cooperativo contratual, a comunidade UpLink de inovadores construiu, individual e coletivamente, um histórico tremendo para cocriar.

4. Forneça orientação tecnológica para o avanço de uma economia circular
Os inovadores podem não ser necessariamente empreendedores e podem não estar interessados ​​nem ter os recursos ou as habilidades necessárias. Neste caso, a tecnologia pode ser licenciada ou transferida para empreendedores interessados, ​​que poderiam comercializá-la, ou os empreendedores podem fornecer orientação para facilitar o desenvolvimento em direção a uma estrutura econômica circular sustentável.

5. Corrija o racismo, injustiça e opressão sistêmicos
O diálogo em relação às desigualdades sistêmicas significa crescimento para a inovação de base, uma vez que a comunidade em geral vê a escalabilidade da inovação em relação às questões cotidianas. Quanto mais falamos uns com os outros, mais somos capazes de quebrar nossos preconceitos conscientes e inconscientes internos, reconhecer as interseccionalidades e promover a coesão social.

6. Meça o impacto sobre os jovens marginalizados em um nível interdisciplinar
O grande número de crianças que crescem em condições de marginalização é preocupante, especialmente dados os resultados negativos de desenvolvimento que persistem na idade adulta. A pobreza é considerada um fator de risco que afeta negativamente o desempenho acadêmico e os resultados de saúde das crianças. As intervenções interdisciplinares podem ser uma forma eficaz de promover a saúde e o desempenho acadêmico e aumentar as inovações de maneiras eficazes para dar às crianças desfavorecidas oportunidades iguais no início de suas vidas.

7. Localize o contexto de soluções para apoiar as comunidades desfavorecidas
Quando a demanda é dispersa, pequena e flutuante, o potencial de comercialização de inovações específicas é limitado. Ao mesmo tempo, o impacto social dessas inovações poderia ajudar a atender às necessidades das comunidades desfavorecidas, em particular no contexto local. Para apoiar a difusão social das inovações de base, devemos primeiro gerar consciência sobre como as inovações podem ajudar as pessoas a superar suas limitações e melhorar sua produtividade e renda.

8. Construa uma cultura digital através das lentes da acessibilidade, diversidade e inclusão
Diversidade e inclusão não apenas definem nossa cultura interna, mas também definem como abordamos nossa missão de ajudar cada pessoa e organização no planeta a realizar mais. A maioria das pessoas é afetada por questões de acessibilidade, seja pessoalmente ou por meio de um familiar ou amigo. Quando as sociedades e organizações são inclusivas em sua abordagem de acessibilidade, todos nós podemos inovar no sentido de criar produtos e serviços que podem ser usados ​​por todos de forma integrada.

9. Mobilize a academia e os jovens para continuar impulsionando iniciativas
Os vínculos entre os inovadores de base, a academia e a sociedade civil jovem são essenciais para que as inovações sejam identificadas, validadas, reconhecidas, desenvolvidas e difundidas. Os jovens abordam os problemas sem a sobrecarga da experiência e, como tal, muitas vezes podem encontrar soluções engenhosas para problemas que atormentam os adultos. Um dos aspectos positivos da pandemia é que não houve um momento na história recente em que os jovens estivessem mais entusiasmados com a tarefa de gerar um impacto positivo.

10. Torne-se um líder global em inovação intergeracional
A liderança inovadora contínua é considerada uma das metodologias mais poderosas para alcançar a liderança sustentável em uma indústria e gerar inovações em nível de base. Explorar um pool estabelecido de talentos experientes e maduros, bem como um ecossistema crescente de mentes jovens e brilhantes, fornece um plano de desenvolvimento holístico. No envolvimento com populações de diferentes idades e na criação de oportunidades de inovação adaptadas às suas necessidades, todos contribuímos para uma mudança de paradigma essencial – uma mudança de paradigma de que a nossa sociedade necessita e que tanto os adultos como os jovens merecem.

Fomentando inovação mais inclusiva

Como sabemos agora, a inovação pode desempenhar um papel muito maior no mundo pós-Covid para inspirar a transformação para uma economia e sociedade mais inclusivas e sustentáveis. Com a crescente pressão por justiça social e coesão em um mundo cada vez mais desigual, somos instados a explorar como promover inovações mais inclusivas. Nesse contexto, as experiências de base assumem um significado adicional ao facilitar ideias, análises e recomendações oportunas e relevantes, e cumprir coletivamente os ODS da ONU.

 

Kenneth Kwok é fundador e CEO da Global Citizen Capital

 

Artigo publicado originalmente no site do Fórum Econômico Mundial, sob licença Creative Commons.

 

Como ESG se tornou uma prioridade para investidores

Tendências

Como ESG se tornou uma prioridade para investidores

Desempenho e volume de investimentos em fundos de sustentabilidade cresce no mundo

Por João Ortega
Como tornar a sustentabilidade central para os negócios

Sustentabilidade

Como tornar a sustentabilidade central para os negócios

Uma pesquisa mostra que os Heads de Sustentabilidade das empresas adotam três abordagens distintas: assimilação, mobilização e transição. Cada abordagem é caracterizada por microestratégias distintas que os indivíduos empregam par...

Por Sarah Birrell Ivory e Brad McKay, The Conversation
ESG: e como ficam os outros stakeholders?

Diversidade

ESG: e como ficam os outros stakeholders?

Todos os movimentos da empresa vão impactar, positiva ou negativamente, no entorno e em todas as pessoas com quem a empresa tem contato

Por Soraia Yoshida