s

SUSTENTABILIDADE

Indústria automotiva caminha para se tornar digital e circular

Repensar a cadeia de acordo com as tendências em sustentabilidade e mobilidade é necessário para o setor no Brasil

Por João Ortega 20/04/2021

Em 2015, o Fórum Econômico Mundial previu que a transformação digital da indústria automotiva teria potencial de gerar US$ 3,1 trilhões em ganhos para a sociedade global nos próximos dez anos. Mais da metade do prazo já se foi, e, no Brasil, o setor ainda se encontra em um momento de repensar modelos de negócio, entender as dores do mercado e adequar-se às tendências da economia digital.

Startups participam deste movimento levando disrupção a pontos específicos da cadeia automotiva. É o caso da Volanty, que desde janeiro de 2020 está transformando como se vende e compra carros usados no Brasil. A empresa, que hoje opera em São Paulo e no Rio de Janeiro, compra, reforma e revende veículos em uma plataforma digital. A precificação é feita por um algoritmo, há opção de test-drive digital e, se o cliente quiser, todo o processo de compra pode ser feito no ambiente digital. Há também a possibilidade de fazer a aquisição em um dos seis pontos físicos da startup.

“Compra e venda de carros usados é um mercado em que a tecnologia é pouco utilizada e gera receita a partir do primeiro dia”, diz Mauricio Feldman, CEO da Volanty, em entrevista exclusiva. “Era um mercado que estava precisando de disrupção há décadas. A única evolução que houve no modelo desde 1930 é que os anúncios saíram do jornal impresso e foram para o online. Continuou com o mesmo formato, com os mesmos problemas. A partir do momento em que você coloca o cliente em primeiro lugar e insere tecnologia em todos os pontos da jornada, você gera disrupção no mercado”.

Conteúdo exclusivo para membros da The Shift

Aproveite a promoção e assine

Mobilidade urbana no Brasil: dilemas e possibilidades

The Shift 360°

Mobilidade urbana no Brasil: dilemas e possibilidades

Dimensões continentais, diversidade e regiões metropolitanas caóticas: veja um diagnóstico dos maiores problemas e das possíveis alternativas para o transporte no Brasil

Por Victor Santos
Carsharing cresce no Brasil, mas baixa produção freia setor

Tendências

Carsharing cresce no Brasil, mas baixa produção freia setor

Startups de compartilhamento de carros veem demanda crescer mesmo durante a pandemia

Por João Ortega
Eletrificação do transporte pode melhorar as cidades

Entrevista

Eletrificação do transporte pode melhorar as cidades

Coordenador do Núcleo de Mobilidade do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, Sergio Avelleda acredita que existe um modelo melhor de transporte e de cidades

Por Soraia Yoshida