s
Crédito: Photomix Company/Pexels

SUSTENTABILIDADE

Como tornar a sustentabilidade central para os negócios

Uma pesquisa mostra que os Heads de Sustentabilidade das empresas adotam três abordagens distintas: assimilação, mobilização e transição. Cada abordagem é caracterizada por microestratégias distintas que os indivíduos empregam para ampliar a sustentabilidade em sua empresa

Por Sarah Birrell Ivory e Brad McKay, The Conversation 01/08/2020

A pandemia de coronavírus poderia mudar o mundo de maneiras que eram inimagináveis ​​apenas alguns meses atrás. Embora a crise climática tenha saído temporariamente das primeiras páginas, há um raio de esperança no declínio sem precedentes da atividade econômica que tem sido uma vítima das medidas para combater o vírus. Agora temos a oportunidade de pensar sobre como reconstruir economias mais verdes e sustentáveis ​​quando a atividade empresarial for retomada.

Atualmente, a abordagem e o compromisso com a sustentabilidade dos negócios variam dramaticamente. A maioria das empresas agora aceita a retórica da sustentabilidade, mesmo que apenas por razões de relações públicas, e muitas adotaram estratégias para “ser menos ruins” – como reduzir emissões, diminuir o uso de recursos e lidar com más condições de trabalho nas cadeias de abastecimento. Mas também é verdade que bem poucas companhias se comprometeram a integrar princípios de sustentabilidade, como a economia circular, no centro de sua estratégia de negócios – ou seja, contribuir para uma sociedade sustentável.

Em um momento em que precisamos reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) a zero e parar de saquear os recursos naturais da Terra, a cultura do descarte é a espinha dorsal de muitos modelos de negócios em setores que vão de alimentos e moda a tecnologia e eletrodomésticos.

Conteúdo exclusivo para membros da The Shift

Experimente grátis por 30 dias

10 futuros possíveis depois da pandemia

Inovação

10 futuros possíveis depois da pandemia

A disrupção causada pelo novo coronavírus abriu um abismo de incertezas para empresas, que consultorias e futuristas estão tentado preencher

Por Redação The Shift
As casas impressas em 3D do futuro

Exploração Espacial

As casas impressas em 3D do futuro

O layout da residência é como uma casa de vários andares, exceto com alguns ajustes específicos para Marte

Por Vanessa Bates Ramirez, Singularity Hub
Economia comportamental no mundo digital

Economia Digital

Economia comportamental no mundo digital

Wendy De La Rosa dedica sua carreira a compreender como e por que as pessoas gastam dinheiro

Por João Ortega