s
Crédito: National Cancer Institute
INOVAÇÃO

Uma revolução biológica vem aí

Essa nova onda de inovação pode impactar diferentes áreas como saúde, agricultura, energia, novos materiais até bens de consumo, ajudando a enfrentar os desafios globais

A confluência de avanços na ciência biológica e desenvolvimento acelerado da computação, automação e inteligência artificial estão alimentando uma nova onda de inovação. Essa Revolução Biológica pode ter um impacto significativo nas economias e em nossas vidas, da saúde e agricultura aos bens de consumo, energia e novos materiais, ajudando a enfrentar os desafios globais, das mudanças climáticas às pandemias.

O relatório “The Bio Revolution – Innovations transforming economies, societies, and our lives“, da McKinsey, sugere que cerca de 60% dos insumos físicos da economia global poderiam ser produzidos biologicamente.  Seus autores mapearam cerca de 400 aplicações, quase todas cientificamente viáveis hoje, que poderiam ter impacto econômico direto de até US$ 4 trilhões por ano nos próximos 10 a 20 anos.

Segundo o relatório, as inovações estão agrupadas em quatro áreas:

CADASTRE-SE GRÁTIS PARA ACESSAR 5 CONTEÚDOS MENSAIS

Já recebe a newsletter? Ative seu acesso

Ao cadastrar-se você declara que está de acordo
com nossos Termos de Uso e Privacidade.

Cadastrar
  • Biomoléculas – o mapeamento, medida e engenharia de moléculas
  • Biosistemas – a engenharia de células, tecidos e órgão
  • Biomáquinas – a interface entre Biologia e máquinas
  • Biocomputação – o uso de células o moléculas como DNA para computação

Muitas delas implicam riscos profundos, precisamos seguir debatendo seriamente sobre como essa revolução deve prosseguir.

Crédito: McKinsey Global Institute

 

Quer inovar? Olhe para dentro

Inovação

Quer inovar? Olhe para dentro

Ao apostar no empreendedorismo interno, as empresas aproveitam o talento dos colaboradores e aumentam as chances de inovar de forma acelerada.

Um planeta sob nova direção

Tendências

Um planeta sob nova direção

Homem e natureza são parte do mesmo sistema interconectado. Se um destrói o outro, sucumbirá em seguida. Com esta certeza, universidades, ONGs e empresas privadas estão se unindo para criar centros de conhecimento de Desenvolvimento Reg...

Um

Tendências

Um "canvas donut" para negócios

Uma economia regenerativa, distributiva e próspera, na qual as necessidades humanas básicas e os recursos do planeta são equilibrados para garantir o bem-estar coletivo e planetário. Parece uma proposta razoável? É a Economia Donut, c...

Consumidores em 2023: cautelosos e ecoeconômicos

Tendências

Consumidores em 2023: cautelosos e ecoeconômicos

Pesquisa realizada pela consultoria de inteligência de negócios global Euromonitor International mapeou as 10 Principais Tendências Globais de Consumo em 100 países

IA e a construção da estratégia

Inteligência Artificial

IA e a construção da estratégia

A IA estratégica é uma ferramenta que pode simplificar a vida dos executivos. Um meio de acelerar o impacto, lidar com disrupções e desbloquear novas oportunidades de mercado. Mas ela deve servir ao negócio e não o contrário.

A erupção dos

Tendências

A erupção dos "colarinhos verdes"

As empresas que, no ano passado, sofreram uma fuga de talentos poderão ter dificuldades se quiserem contratar uma nova leva de profissionais. É que os green jobs estão absorvendo esta mão-de-obra, ao mesmo tempo em que a qualifica.