s
Competitividade no mundo fragmentado: países que investiram em Conectividade, Computação em Nuvem e Cibersegurança preservaram ou ampliaram suas posições (Crédito: Freepik)
INOVAÇÃO

Competitividade em 2025: digitalização, resiliência e desafios do Brasil

Relatório do IMD revela que competitividade depende de prontidão digital, resiliência e políticas estratégicas em um cenário global marcado por inflação, protecionismo e polarização.

Por 30/06/2025

Em tempos de fragmentação, protecionismo e alianças comerciais baseadas em afinidades ideológicas, os países com infraestrutura financeira e mercados de capitais sedimentados mostraram mais resiliência. E os países que lideram em competitividade são aqueles que adotaram infraestrutura digital robusta, Inteligência Artificial e Big Data, aponta o relatório “IMD World Competitiveness Booklet 2025”.

O IMD mostra forte correlação entre prontidão digital e competitividade geral: países que investiram em conectividade, Computação em Nuvem e Cibersegurança preservaram ou ampliaram suas posições. Alguns insights do relatório:

  • Economias com altas taxas de adoção de tecnologias digitais avançadas mantiveram ou melhoraram suas posições, enquanto aquelas com lacunas de infraestrutura digital lutaram para manter o ritmo. 
  • Os ecossistemas de inovação tornaram-se cada vez mais importantes: países com redes conectando universidades, instituições de pesquisa, capital de risco e empresas estabelecidas geraram retornos econômicos desproporcionais.
  • Os hubs de inovação que se destacam são caracterizados por mecanismos de transferência de conhecimento, regimes sofisticados de propriedade intelectual e culturas que toleram riscos e falhas como parte do processo de inovação. 
  • Economias de médio porte desenvolveram com sucesso polos de inovação especializados que se destacam em domínios tecnológicos específicos. Essas estratégias focadas têm se mostrado eficazes na construção de nichos competitivos. 
  • As pequenas nações mais competitivas se destacaram na criação de sandboxes regulatórios e estruturas de políticas experimentais que atraem empresas inovadoras que buscam ambientes para testar e expandir novas tecnologias.

Inflação, protecionismo e sustentabilidade

O ambiente global em 2025 é caracterizado por inflação acima da meta em diversos países e juros no maior nível em décadas. As taxas mais altas de juros aumentaram os custos de investimento e pressionaram os orçamentos públicos, com mais recursos destinados ao pagamento de juros.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

RH do futuro: por que antecipar é o segredo para gerar valor e lucro

Liderança

RH do futuro: por que antecipar é o segredo para gerar valor e lucro

Estudo global revela: o futuro do RH pertence às equipes que antecipam e conectam talento à estratégia de negócio

Agentes de IA viram motor estratégico e reescrevem o manual das empresas

Inteligência Artificial

Agentes de IA viram motor estratégico e reescrevem o manual das empre...

Os agentes de IA saem da fase experimental e assumem o papel de motor estratégico das empresas, exigindo novas métricas, requalificação e foco em inclusão digital

Chain of Thought é bom. Chain of Debate é muito melhor

Inteligência Artificial

Chain of Thought é bom. Chain of Debate é muito melhor

E se sua IA argumentasse, duvidasse e mudasse de ideia a partir da troca de ideias e do feedback de outras IAs? Todas debatendo, depurando, deliberando. É a proposta da Microsoft.

Cibersegurança e IA: 90% das empresas ainda não estão preparadas para os riscos

Tendências

Cibersegurança e IA: 90% das empresas ainda não estão preparadas pa...

Relatório da Accenture mostra que a maioria das empresas está despreparada para as ameaças impulsionadas por IA, com América Latina e Brasil em situação ainda mais crítica

Empreender é um ato político, e as mulheres estão na linha de frente

Diversidade

Empreender é um ato político, e as mulheres estão na linha de frent...

Promover o empreendedorismo feminino é, mais do que uma agenda de equidade de gênero, uma estratégia de impacto coletivo, escreve Rebecca Fischer, cofundadora da fintech brasileira Divibank

Por *Rebecca Fischer - especial para The Shift
Competitividade em 2025: digitalização, resiliência e desafios do Brasil

Inovação

Competitividade em 2025: digitalização, resiliência e desafios do B...

Relatório do IMD revela que competitividade depende de prontidão digital, resiliência e políticas estratégicas em um cenário global marcado por inflação, protecionismo e polarização.