s
Depósito da Amazon Crédito: Divulgação
INOVAÇÃO

Um manual do jeito Amazon de pensar e fazer as coisas

John Rossman, autor de "Pense como a Amazon", fala sobre como pequenas empresas podem aplicar ideias da gigante de tecnologia a seus negócios

Por Soraia Yoshida 11/04/2022

A entrada da Amazon no mercado de satélites de baixa órbita – segmento no qual a SpaceX de Elon Musk vinha fazendo grandes ondas – sinaliza que a companhia continua apegada a seu moto de “não entrar para o country club”.

A expressão veio do próprio Jeff Bezos, em 2003, ao dizer que não queria que a Amazon se tornasse “um country club”, referindo-se à Microsoft. E que se isso acontecesse, a Amazon deixaria de existir. Ou melhor, nesse sentido, a cultura da Amazon de inovação e obsessão pelo cliente poderia morrer.

Warren Buffett usa outro termo: “ABC da decadência corporativa”, em que arrogância, burocracia e complacência combinados levariam a decisões ruins. E, de novo, a um enfraquecimento da cultura da organização.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

O fim do sistema de comando e controle

Entrevista

O fim do sistema de comando e controle

Dani Plesnik, diretora de Talent & Culture da Deloitte aposta na criação de um ambiente de trabalho emocionalmente seguro, menos hierárquico. Um espaço para conexão que viabilize o trabalho em rede. "Não é rocket science", diz ela....

Teletrabalho: adoção ignora legislação

Gestão

Teletrabalho: adoção ignora legislação

Lei 14.442/22 foi sancionada, porém, em nada favoreceu a busca das empresas por uma equação que equilibre a produtividade e o bem estar dos trabalhadores em ambiente remoto ou híbrido.

A economia espacial vai crescer e gerar mais inovação na Terra

Inovação

A economia espacial vai crescer e gerar mais inovação na Terra

O ex-CTO da NASA e CEO da Space Tech Astra, Chris Kemp, acredita que é necessário criar uma economia espacial aberta, na qual colaborações inventivas a tornem livre e competitiva.

Por Linda Lacina | Fórum Econômico Mundial
A Inteligência Cultural (CQ) é indispensável às empresas

Liderança

A Inteligência Cultural (CQ) é indispensável às empresas

Porque no ambiente de negócios de hoje, já não é aceitável apenas valorizar ou entender a própria cultura ou ponto de vista. Devemos ser pensadores estratégicos com uma visão diversa de mundo.

O desafio laboral da realidade virtual

Gestão

O desafio laboral da realidade virtual

Pesquisadores mapeiam desconfortos físicos e psicológicos que, hoje, impedem a produtividade neste ambiente. Frustração, fadiga visual, enxaqueca, náusea e ansiedade são citados.

Um termômetro para as Eleições 2022

Inovação

Um termômetro para as Eleições 2022

Google Trends produz relatório e cria sala digital com insights em tempo real sobre os candidatos e as manifestações de interesse dos espectadores