s
Depósito da Amazon Crédito: Divulgação
INOVAÇÃO

Um manual do jeito Amazon de pensar e fazer as coisas

John Rossman, autor de "Pense como a Amazon", fala sobre como pequenas empresas podem aplicar ideias da gigante de tecnologia a seus negócios

Por Soraia Yoshida 11/04/2022

A entrada da Amazon no mercado de satélites de baixa órbita – segmento no qual a SpaceX de Elon Musk vinha fazendo grandes ondas – sinaliza que a companhia continua apegada a seu moto de “não entrar para o country club”.

A expressão veio do próprio Jeff Bezos, em 2003, ao dizer que não queria que a Amazon se tornasse “um country club”, referindo-se à Microsoft. E que se isso acontecesse, a Amazon deixaria de existir. Ou melhor, nesse sentido, a cultura da Amazon de inovação e obsessão pelo cliente poderia morrer.

Warren Buffett usa outro termo: “ABC da decadência corporativa”, em que arrogância, burocracia e complacência combinados levariam a decisões ruins. E, de novo, a um enfraquecimento da cultura da organização.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Quer inovar? Olhe para dentro

Inovação

Quer inovar? Olhe para dentro

Ao apostar no empreendedorismo interno, as empresas aproveitam o talento dos colaboradores e aumentam as chances de inovar de forma acelerada.

IA e a construção da estratégia

Inteligência Artificial

IA e a construção da estratégia

A IA estratégica é uma ferramenta que pode simplificar a vida dos executivos. Um meio de acelerar o impacto, lidar com disrupções e desbloquear novas oportunidades de mercado. Mas ela deve servir ao negócio e não o contrário.

A erupção dos

Tendências

A erupção dos "colarinhos verdes"

As empresas que, no ano passado, sofreram uma fuga de talentos poderão ter dificuldades se quiserem contratar uma nova leva de profissionais. É que os green jobs estão absorvendo esta mão-de-obra, ao mesmo tempo em que a qualifica.

IA Descentralizada e para as massas

Inteligência Artificial

IA Descentralizada e para as massas

No ano passado, a “descentralização” da IA permitiu que um conjunto mais amplo de empresas e indivíduos interagisse com modelos de aprendizado profundo, antes restritos a instituições com grandes conjuntos de dados. A DeAI estará...

Brasil pode ser um polo de deep techs

Inovação

Brasil pode ser um polo de deep techs

O Brasil tem potencial de ser destaque em alguns temas, como biodiversidade e saúde. É essencial aproximar a ciência do mercado e sistematizar uma estratégia para fomentar a formação de um ecossistema nacional de soluções.

RH, equilibrista de pratos em 2023

Gestão

RH, equilibrista de pratos em 2023

Se dizemos que, nos últimos tempos, a vida do CEO não tem sido fácil, imagine a dos gestores de talentos? Tendo que disputar profissionais em um mercado de demanda aquecida, retê-los e ainda promover um ambiente de inovação que qualif...