s
Foto: Mitchel Boot - Unsplash
LIDERANÇA

Quais indicadores de TI são realmente relevantes para o negócio?

Para demonstrar o impacto da TI para a empresa é preciso estabelecer conceitos e parâmetros assertivos que demonstrem e comprovem o sucesso das operações e dos projetos de transformação

Por Sergio Lozinsky 24/02/2023

Os resultados de negócio obtidos pela TI podem e devem ser mensurados, pois só assim ela será capaz de reportar como seu desempenho impacta a empresa. Para tanto, é preciso construir indicadores a partir de uma inteligência que combine ciência de dados, estatística aplicada e análise comparada, além de certo grau de sensibilidade.

Parece algo difícil de ser construído – e é mesmo. Porém, já passou da hora de líderes e aspirantes à liderança deixarem de apostar em fórmulas simplistas. Se, como indica o senso comum, os negócios estão cada vez mais complexos, os indicadores a eles atrelados não podem ser superficiais.

Para dizer a verdade, já existem alguns indicadores para a TI que são, em maior ou menor grau, aplicados nas empresas. Eles são válidos para medir a eficácia e a eficiência da TI. São importantes, mas apenas uma fração de uma avaliação profunda e madura. Mas vamos nos ater a eles por enquanto.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Continua difícil atrair talentos

Liderança

Continua difícil atrair talentos

Recentes pesquisas mostram que existe um conflito de interesses entre o que as empresas desejam e o que as pessoas que buscam por trabalho desejam.

Quando agilidade é ilusão

Liderança

Quando agilidade é ilusão

Embora a maioria das empresas afirme ter feito mudanças ágeis, poucas alcançaram impacto nos negócios, indicando uma discrepância significativa entre a agilidade percebida e a real.

Por que é tão difícil abraçar mudanças audaciosas?

Gestão

Por que é tão difícil abraçar mudanças audaciosas?

Porque talvez estejamos deixando de fazer as pergunta mais difíceis, diz designer, curador e empresário Seth Goldenberg.

Como o poder se relaciona com a estratégia

Liderança

Como o poder se relaciona com a estratégia

Quando se trata de posicionamento estratégico, a maioria das empresas erra na identificação dos impulsionadores de sua vantagem competitiva, diz Hamilton Helmer

Valores inconsistentes com as práticas?

Transformação Digital sem Travas

Valores inconsistentes com as práticas?

Se uma empresa começa a “flexibilizar” seus valores, isso pode levar a uma degradação irreversível de sua missão e de suas responsabilidades.

Perguntas são a resposta

Liderança

Perguntas são a resposta

A habilidade de fazer as perguntas mais adequadas, gerarão as melhores respostas e soluções. Importante para as lideranças no mercado, mas pouco explorado por eles.