s
O otimismo e a confiança de mais da metade dos CEOs brasileiros nas perspectivas de crescimento de suas empresas para os próximos 12 meses vai se traduzir em planos de expansão e contratações (Crédito: Freepik)
TENDÊNCIAS

Contratações em 2025: Otimismo ajuda, mas habilidades fazem a diferença

O otimismo e a confiança dos CEOs nas perspectivas de crescimento de suas empresas para os próximos 12 meses vai se traduzir em planos de expansão e contratações

Mais do que em qualquer momento nos últimos anos, 2025 será marcado pela transição no mercado de trabalho. De um lado, uma demanda crescente por habilidades tecnológicasprincipalmente em IA, Big Data e Segurança Cibernética, que aumentarão sua presença até 2030, como aponta o relatório “Future of Jobs Report 2025” – e do outro, muitas oportunidades em setores tradicionais.

Em todo o mundo, mais de 10% dos trabalhadores contratados hoje têm cargos que não existiam em 2000 (nos EUA, esse número se aproxima de 20%). Como a pesquisa recém-lançada do LinkedIn “Work Change Report: AI Is Coming To Work” nos mostra, o local de trabalho com o qual convivemos hoje está quase irreconhecível em comparação com apenas uma geração atrás.

Globalmente, os profissionais de hoje estão adicionando a seus perfis um conjunto de habilidades 40% mais amplo aos seus perfis do que em 2018. E não se trata apenas de profissionais: as empresas e os líderes estão começando a entender a importância de aprimorar as habilidades de suas equipes em IA, segundo o levantamento. As habilidades de alfabetização em IA, como engenharia rápida e proficiência em ferramentas como ChatGPT ou Copilot, são igualmente importantes. Desde 2023, o número de habilidades de alfabetização em IA adicionadas pelos membros do LinkedIn aumentou 177%.

CADASTRE-SE GRÁTIS PARA ACESSAR 5 CONTEÚDOS MENSAIS

Já recebe a newsletter? Ative seu acesso

Ao cadastrar-se você declara que está de acordo
com nossos Termos de Uso e Privacidade.

Cadastrar

Otimismo dos CEOs aponta para contratações

O otimismo e a confiança de 51% dos CEOs brasileiros nas perspectivas de crescimento de suas empresas para os próximos 12 meses (e de 61% em um horizonte de três anos) vai se traduzir em planos de expansão. Pelo menos 53% dos CEOs pretendem aumentar seu quadro de funcionários (frente a 14% que planejam reduções), segundo relatório da PwC.

A transição é escancarada quando se olha para os chamados profissionais de trabalho intelectual (“knowledge workers”) e o restante do mercado. Enquanto 66% dos líderes globais e 58% no Brasil não contratariam um profissional sem habilidades de IA, o levantamento “Empregos em Alta” mostra que posições em setores mais tradicionais, como Contabilidade, Segurança no Trabalho e Viagens aparecem com grande procura.

Isso deve acelerar a troca de empregos para profissionais qualificados e com conhecimento em novas tecnologias. Para os demais, nem tanto. Um relatório do LinkedIn aponta que 3 em cada 5 profissionais brasileiros planejam trocar de emprego em 2025, com mais da metade dos entrevistados considerando que a busca por uma nova colocação ficará mais difícil. Pelo menos 40% afirmam que os requisitos das empresas são “irreais” para as vagas oferecidas.

Um novo relatório da Upwork nos Estados Unidos revela que a menção a habilidades de modelagem de IA Generativa e anotação de dados de IA cresceu 220% em 2024, frente ao ano anterior. Mas também houve um aumento de 74% nas funções de carreira e desenvolvimento, como coaching pessoal, o que aponta para a importância da flexibilidade e da liderança no processo de reskilling (qualificação) movido pelas organizações. 

Como não há profissionais qualificados em número suficiente para preencher as vagas durante esse momento de transição, o estudo mostrou que profissionais freelancers (terceirizados) estão preenchendo as lacunas. Quase metade dos CEOs (48%) planejam aumentar a contratação de freelancers nos próximos 12 meses. Quase um em cada três C-levels (29%) afirma que os freelancers são muito importantes para suas operações e que não conseguiriam sobreviver sem todos os seus freelancers. Outros 51% dos executivos de alto escalão disseram que seria difícil conduzir seus negócios sem o apoio de freelancers. 

Tendências globais para o trabalho

O relatório da Indeed para 2025 fornece insights adicionais sobre tendências globais que podem influenciar o mercado brasileiro:

Resiliência do mercado de trabalho: Apesar de uma desaceleração na contratação, os indicadores econômicos atuais sugerem uma continuidade da resiliência do mercado de trabalho em 2025.

Desafios na oferta de mão de obra: O crescimento mais lento da força de trabalho, o envelhecimento da população e uma esperada diminuição na imigração indicam que a oferta de trabalhadores será um fator crítico nos próximos anos.

Competição por trabalhadores: O crescimento salarial estabilizou-se em um ritmo saudável, sugerindo uma competição contínua e robusta por trabalhadores em 2025, especialmente em funções de baixa remuneração e presenciais.

Impacto da IA Generativa: O uso generalizado de ferramentas de IA Generativa promete impulsionar a produtividade, mas sua adoção precisa se expandir além de alguns setores de uso intensivo (como desenvolvimento de software e matemática) para que seu potencial de aumento de produtividade seja plenamente realizado.

 

Por que a agenda do CEO em 2026 começa antes da Inteligência Artificial

Tendências

Por que a agenda do CEO em 2026 começa antes da Inteligência Artific...

Infraestrutura, processos e pessoas se tornam o verdadeiro teste de maturidade para escalar IA com impacto real nos negócios

Engenharia e P&D sob pressão: custos sobem, decisões atrasam

Inteligência Artificial

Engenharia e P&D sob pressão: custos sobem, decisões atrasam

Relatório global da Capgemini mostra por que tecnologia não é mais o gargalo — e como a lentidão organizacional ameaça a competitividade.

Empresas que priorizam mulheres avançam mais rápido — e o risco agora é andar para trás

Tendências

Empresas que priorizam mulheres avançam mais rápido — e o risco ag...

Dados do Women in the Workplace 2025 mostram que organizações com mais mulheres na liderança performam melhor, mas alertam para um possível retrocesso no avanço feminino

Se 2025 foi o ano do caos, 2026 será o ano do teste definitivo da governança

Segurança

Se 2025 foi o ano do caos, 2026 será o ano do teste definitivo da gov...

O ano em que ataques hackers, fraudes bilionárias, falhas de governança, bebidas adulteradas e deepfakes expuseram os limites das estruturas de segurança no Brasil e no mundo

Por Fernando Fleider
Treinar para reter: por que aprendizado virou fator decisivo para manter talentos em 2026

Tendências

Treinar para reter: por que aprendizado virou fator decisivo para mant...

Dados mostram que treinamento e desenvolvimento pesam cada vez mais na decisão de ficar ou sair de uma empresa — e que o maior gargalo não é orçamento, mas tempo para aprender

Big Ideas 2026: por que a governança vira produto no próximo ciclo da tecnologia

Segurança

Big Ideas 2026: por que a governança vira produto no próximo ciclo d...

O novo relatório da Andreessen Horowitz mostra por que dados, identidade, segurança e infraestrutura deixam de ser “bastidores” e passam a definir quem escala — e quem fica para trás