s
GESTÃO

Privilegie o feedforward

De olho no aprendizado contínuo e na inovação, metodologia começa a destronar o feedback nas avaliações de pessoas. Parece só uma troca de palavras, mas é não é. E pode gerar excelência.

Muitas empresas, coaches executivos e profissionais de RH estão tentando apagar do léxico corporativo a palavra feedback – potencialmente indutora de ansiedade — e favorecendo um conceito conhecido como feedforward, uma visão prospectiva das pessoas, do desempenho e do seu potencial. No fundo, o que estão fazendo é recuperando e redefinindo o verdadeiro valor do feedback: tornar profissionais melhores.

Muitas vezes o feedback é usado de forma errada, concentrando-se apenas nos erros ou sendo subjetivo e esporádico. As pessoas precisam saber se suas ações e atitudes as estão levando na direção certa e no ritmo adequado. O feedback permite que entendam onde estão em sua trajetória profissional e se estão estagnadas, retrocedendo ou progredindo.

Mas a prática de feedback tem um problema fundamental: centra-se no passado e é inconsistente com um mercado cada vez mais dinâmico. É aí que entra o feedforward, uma evolução do feedback tradicional, com o futuro como foco para as interações entre lideranças e colaboradores, tentando antecipar demandas e problemas em vez de resolvê-los depois que já aconteceram.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Geração Z no trabalho: Por que jovens estão sendo demitidos rápido?

Tendências

Geração Z no trabalho: Por que jovens estão sendo demitidos rápido...

Gestores de RH dizem que os jovens da Geração Z não têm atitude profissional, não sabem se comportar no ambiente de trabalho, estão sempre atrasados para reuniões e são desmotivados

Mulheres CEO e em cargos de liderança: o que mostram os números em 2024

Carreira

Mulheres CEO e em cargos de liderança: o que mostram os números em 2...

Fora dos cargos executivos mais altos, a proporção de mulheres que ocupam outros cargos de liderança passou de 37% para 39%, um aumento de apenas 2 pontos percentuais em relação a quase uma década atrás

Founder Mode: o que é esse estilo de liderança e por que gera tanta controvérsia

Tendências

Founder Mode: o que é esse estilo de liderança e por que gera tanta...

Para uma empresa crescer, sua liderança precisa estar envolvida em todos os aspectos? Entenda a última polêmica do Vale do Silício

Como treinar sua equipe para a era da IA: um guia para aumentar a eficiência e a inovação

Tendências

Como treinar sua equipe para a era da IA: um guia para aumentar a efic...

Entenda como as organizações podem preencher a lacuna de habilidades de IA e porque o treinamento em Inteligência Artificial é tão importante para as empresas

Inteligência Artificial e produtividade: maior ganho ou mais trabalho?

Liderança

Inteligência Artificial e produtividade: maior ganho ou mais trabalho...

Mais de 96% das lideranças acham que a Inteligência Artificial vai aumentar a produtividade. Os funcionários dizem outra coisa. Quem está certo?

DEI: o que está acontecendo com Diversidade, Equidade e Inclusão nas empresas

Diversidade

DEI: o que está acontecendo com Diversidade, Equidade e Inclusão nas...

Desde o ano passado, grandes empresas cortaram, reduziram ou adaptaram a maneira como se referem a ações de DEI. Por quê?