s
Crédito: Viktor Forgacs/Unsplash
ECONOMIA

O valor comercial do Open Banking

Dois modelos estarão em alta: o do banco como plataforma e o do Bank as a Service

A API Economy explodiu na última década, com empresas de plataforma como Google, Salesforce, eBay e Facebook derivando muito de seu poder de mercado das APIs que disponibilizam aos ecossistemas parceiros. Conforme as regulamentações de Open Banking, como a brasileira, puxam os bancos para a API Economy, e para a construção de ecossistemas de serviços financeiros mais amplos, eles têm a oportunidade de encontrar maneiras de, junto com parceiros, impulsionar seus negócios.

Dois modelos estarão em alta: o do banco como como plataforma e o Bank as a Service. Em ambos, o sucesso dependerá do valor oferecido pelos bancos ou das opções de monetização que criarão a partir da escolha dos parceiros, e da construção de seus ecossistemas de dados abertos.

O gráfico a seguir, da Accenture, revela os indicadores-chave de desempenho (KPIs) corretos para acompanhar o sucesso das iniciativas de Open Banking, considerando a geração de valor para o negócio e para a experiência do cliente.

CADASTRE-SE GRÁTIS PARA ACESSAR 5 CONTEÚDOS MENSAIS

Já recebe a newsletter? Ative seu acesso

Ao cadastrar-se você declara que está de acordo
com nossos Termos de Uso e Privacidade.

Cadastrar

KPIs do Open Banking

2022 custou muito caro às DeFi

Blockchain

2022 custou muito caro às DeFi

A criptoeconomia passou por poucas e boas em 2022, com o desfalque do "Inverno cripto" e o recordes cada vez maiores de ataques hackers. Ainda identificaram um Calcanhar de Aquiles: a vulnerabilidade dos protocolos de transporte entre block...

Mercado de apps é o novo alvo antistruste

Economia

Mercado de apps é o novo alvo antistruste

O governo norte-americano abriu fogo contra Google e Apple ontem, através da divulgação de uma crítica do Departamento de Comércio à falta de concorrência no mercado de aplicativos móveis. Na visão dos técnicos, o modelo praticado...

Startups impulsionam geração de melhores serviços de Open Finance

Fintechs

Startups impulsionam geração de melhores serviços de Open Finance

Os dados são centrais no Open Finance, mas nem sempre os bancos conseguem gerar valor a partir das informações. Startups ajudam a criar melhores produtos de finanças abertas com a conversão de dados dos usuários em insights.

Brasil pode ser um polo de deep techs

Inovação

Brasil pode ser um polo de deep techs

O Brasil tem potencial de ser destaque em alguns temas, como biodiversidade e saúde. É essencial aproximar a ciência do mercado e sistematizar uma estratégia para fomentar a formação de um ecossistema nacional de soluções.

PMEs e startups: parceria incrementa digitalização

Inovação

PMEs e startups: parceria incrementa digitalização

Com mais maturidade digital, as pequenas e médias empresas brasileiras podem beneficiar ainda mais a economia. As startups trazem as soluções para apoiar a digitalização

Chega de embromação:

Entrevista

Chega de embromação: "temos que colocar dinheiro nas mãos das mulhe...

Para a CEO da socialtech B2Mamy, Dani Junco, só o dinheiro liberta. Por isso, as startups e as iniciativas de apoio ao empreendedorismo feminino devem receber mais cheques.