s
Segunda pesquisa anual ESG Analyst Survey ouve 161 analistas de investimento sobre a adoção do ESG em escala mundial Crédito: Unsplash
SUSTENTABILIDADE

Energia, desmatamento e net zero: foco ESG das corporações, em 2022

Europa lidera a corrida pela redução de emissões e China começa a despertar para as metas de 2050

Por Rosane Serro 08/08/2022

A tensão geopolítica mundial fez com que o tema ESG ganhasse mais relevância entre as empresas em nível global. Muitas já estão adotando políticas específicas para questões ambientais, como a do combate ao desmatamento. Porém, no contexto geral, elas se promovem mais como ESG do que suas ações justificam. Esta é a conclusão da segunda pesquisa anual ESG Analyst Survey, realizada pela consultoria de gestão de investimentos Fidelity International e divulgada na última semana, com 161 analistas de investimento a respeito dos rumos da adoção do ESG em escala mundial.

O foco na governança social e ambiental nas empresas está crescendo: a pesquisa mostra que 56% dos conselhos de administração têm agora uma supervisão direta na área de sustentabilidade, em comparação com os 52% do ano passado. E que houve um avanço na direção do net zero, apesar da guerra na Ucrânia. Isso provocou que os investimentos sustentáveis se encontrem sob maior escrutínio regulamentar. Ainda segundo o levantamento, as empresas experimentaram progresso, mas precisam fazer mais.

Europa lidera a corrida pelo net zero

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Quer inovar? Olhe para dentro

Inovação

Quer inovar? Olhe para dentro

Ao apostar no empreendedorismo interno, as empresas aproveitam o talento dos colaboradores e aumentam as chances de inovar de forma acelerada.

Cogumelado: funghi-based é outra alternativa para a carne

Startups

Cogumelado: funghi-based é outra alternativa para a carne

Com produtos enlatados, hambúrguer e linguiça de cogumelo, a foodtech Cogumelado quer trazer uma boa experiência para quem busca comer menos carne.

Um planeta sob nova direção

Tendências

Um planeta sob nova direção

Homem e natureza são parte do mesmo sistema interconectado. Se um destrói o outro, sucumbirá em seguida. Com esta certeza, universidades, ONGs e empresas privadas estão se unindo para criar centros de conhecimento de Desenvolvimento Reg...

IA e a construção da estratégia

Inteligência Artificial

IA e a construção da estratégia

A IA estratégica é uma ferramenta que pode simplificar a vida dos executivos. Um meio de acelerar o impacto, lidar com disrupções e desbloquear novas oportunidades de mercado. Mas ela deve servir ao negócio e não o contrário.

Todo poder ao hidrogênio verde

Sustentabilidade

Todo poder ao hidrogênio verde

O hidrogênio verde é elemento central da transição energética rumo à meta de emissões líquidas zero em 2050 e há um boom de registros de patentes relacionados para as formas de produção, armazenamento e distribuição. A concorr...

A erupção dos

Tendências

A erupção dos "colarinhos verdes"

As empresas que, no ano passado, sofreram uma fuga de talentos poderão ter dificuldades se quiserem contratar uma nova leva de profissionais. É que os green jobs estão absorvendo esta mão-de-obra, ao mesmo tempo em que a qualifica.