s
Segunda pesquisa anual ESG Analyst Survey ouve 161 analistas de investimento sobre a adoção do ESG em escala mundial Crédito: Unsplash
SUSTENTABILIDADE

Energia, desmatamento e net zero: foco ESG das corporações, em 2022

Europa lidera a corrida pela redução de emissões e China começa a despertar para as metas de 2050

Por Rosane Serro 08/08/2022

A tensão geopolítica mundial fez com que o tema ESG ganhasse mais relevância entre as empresas em nível global. Muitas já estão adotando políticas específicas para questões ambientais, como a do combate ao desmatamento. Porém, no contexto geral, elas se promovem mais como ESG do que suas ações justificam. Esta é a conclusão da segunda pesquisa anual ESG Analyst Survey, realizada pela consultoria de gestão de investimentos Fidelity International e divulgada na última semana, com 161 analistas de investimento a respeito dos rumos da adoção do ESG em escala mundial.

O foco na governança social e ambiental nas empresas está crescendo: a pesquisa mostra que 56% dos conselhos de administração têm agora uma supervisão direta na área de sustentabilidade, em comparação com os 52% do ano passado. E que houve um avanço na direção do net zero, apesar da guerra na Ucrânia. Isso provocou que os investimentos sustentáveis se encontrem sob maior escrutínio regulamentar. Ainda segundo o levantamento, as empresas experimentaram progresso, mas precisam fazer mais.

Europa lidera a corrida pelo net zero

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Climate Risk startups em alta

Sustentabilidade

Climate Risk startups em alta

No momento de crise climática, a indústria de Climate fintechs estão em alta. Elas utilizam da ciência, IA, analytics para mensurar ou mitigar os efeitos da crise climática nos negócios.

A urgência da resiliência climática

Sustentabilidade

A urgência da resiliência climática

O que ocorre no Rio Grande do Sul é infelizmente um exemplo triste de que chegamos ao ponto de não retorno sobre crise climática global. Agora o desafio é buscar a resiliência climática: antecipar, preparar, adaptar, mitigar e resisti...

Faltam competências verdes

Sustentabilidade

Faltam competências verdes

Na corrida em direção à transição energética global, surgem novos empregos relacionados às energias renováveis. No entanto, um problema aparece: a falta de mão de obra qualificada.

Gestão de mudanças também é cultura e estratégia

Gestão

Gestão de mudanças também é cultura e estratégia

Nunca foi tão necessário repensar toda a abordagem da empresa à mudança. Entraremos em uma época na qual a capacidade de mudar se tornará central para a estratégia corporativa.

O trunfo das energias renováveis

Sustentabilidade

O trunfo das energias renováveis

Dois relatórios sobre energias renováveis no mundo e na América Latina ajudam a entender como os países devem montar seus novos planos de descarbonização depois da COP28.

É hora de ouvir mais e agir rápido para não perder pessoas-chave

Gestão

É hora de ouvir mais e agir rápido para não perder pessoas-chave

Chegou a época do ano de fazer balanço e, de segurar aquelas pessoas que fazem a diferença na empresa. Já ouviu falar de "stay interviews"?