s
Crédito: Pete Linforth/Pixabay
TENDÊNCIAS

Covid-19 impulsiona computação em nuvem

O uso dos serviços em nuvem vem crescendo não apenas porque aumentou a preocupação com segurança de dados, mas também pela própria experiência do cliente

Escalabilidade, economia e alcance continuam sendo os principais impulsionadores do uso de cloud computing. E a tendência é a de que o mercado global de nuvens híbridas registre crescimento incremental após pandemia de Covid-19.

Dados da 451 Research indicam que mais de um terço (38%) das empresas estão mudando seu foco para estruturas de nuvem híbrida como um componente principal de sua estratégia formal de nuvem, mesmo diante dos desafios de implementação. A Advance Market Analytics fala em  aproximadamente 22% das cargas de trabalho corporativas tratadas por plataformas de nuvem híbrida até 2020.

O modelo multicloud acrescenta complexidade adicional a esse cenário. De acordo com o Flexera 2020 State of the Cloud Report a maioria das organizações (93%) possui uma estratégia multicloud. Das 481 empresas ouvidas, 86% disseram que estão incorporando várias nuvens públicas, enquanto 60% relatam usar mais de uma nuvem privada. A combinação mais comum é uma mistura de várias nuvens públicas e privadas, com 53% adotando essa abordagem. E aplicativos isolados em diferentes nuvens são a implementação mais comum.

CADASTRE-SE GRÁTIS PARA ACESSAR 5 CONTEÚDOS MENSAIS

Já recebe a newsletter? Ative seu acesso

Ao cadastrar-se você declara que está de acordo
com nossos Termos de Uso e Privacidade.

Cadastrar

Realizada agora no primeiro trimestre de 2020, já sob os efeitos da Covid-19, a pesquisa da Flexera aponta outras tendências relevantes, incluindo: uma mudança nos ambientes de aplicativos das máquinas virtuais para contêineres; a crescente popularidade dos serviços de contêiner gerenciado em nuvem; a falta de controles e gerenciamento de custos, que levou quase um quarto das organizações a exceder os orçamentos já maiores; e o aumento das preocupações com segurança e com a falta de conhecimento sobre nuvem na equipe de TI.

Outro relatório recenteda DXC Technology, aponta a nuvem como prioridade para a transformação dos negócios, uma vez que a coleta e o tratamento de dados estão cada vez mais integrados na maneira como inovam e competem. Muitos dos mais de mil entrevistados estão migrando para a nuvem para solucionar deficiências em seus data centers internos. Os benefícios dos serviços em nuvem estão diretamente relacionados às estratégias competitivas mais amplas. Particularmente o desenvolvimento de novos produtos e serviços e a consequente criação de novos fluxos de receita.

Um maior uso dos serviços em nuvem também facilita duas estratégias competitivas relacionadas ao cliente identificadas pelos respondentes do DXC: melhorar a experiência do cliente e garantir a privacidade dos dados.

Mas cuidado: o uso da nuvem corporativa pós-COVID-19, embora mais necessário e prevalente, pode ficar mais caro. Principalmente em relação à nuvem pública.

Empresas adotam IA sem plano e colhem riscos em vez de retorno

Inteligência Artificial

Empresas adotam IA sem plano e colhem riscos em vez de retorno

Apesar da popularização das ferramentas de IA, ainda falta clareza, políticas e treinamento. O uso incorreto expõe empresas a riscos e desperdícios de potencial.

Só 10% confiam que suas equipes estão prontas para os desafios

Tendências

Só 10% confiam que suas equipes estão prontas para os desafios

Lacunas de habilidades já impactam inovação, expansão e receita. Estudo da Skillsoft revela o que impede empresas de crescer – e como a IA pode ser aliada na solução

O dilema da IA em Life Sciences: maturidade alta, retorno baixo

Inteligência Artificial

O dilema da IA em Life Sciences: maturidade alta, retorno baixo

Apesar da adoção de IA, pilotos no setor ainda focam em tarefas simples, longe de impactar modelos operacionais

Saúde, Indústria e Agronegócio puxam registros de patentes de IA no Brasil

Inteligência Artificial

Saúde, Indústria e Agronegócio puxam registros de patentes de IA no...

Enquanto EUA e China aceleram, o Brasil patina: apenas 8 patentes de IA concedidas em cinco anos

O erro das empresas em identificar talentos de alto potencial

Tendências

O erro das empresas em identificar talentos de alto potencial

Relatórios mostram que empresas erram em 56% das vezes ao prever quem vai progredir. Falta clareza, método e reconhecimento no desenvolvimento de talentos

Do upskilling à mentoria: o papel da IA no redesenho do trabalho

Tendências

Do upskilling à mentoria: o papel da IA no redesenho do trabalho

IA Agêntica e envelhecimento populacional desafiam empresas a criar equipes híbridas, onde humanos e tecnologia compartilham tarefas e aprendizados