s
Crédito: Cornell University
ECONOMIA

CFOs trabalham com múltiplos cenários para Covid-19

Pesquisa do Gartner aponta que os diretores financeiros estimam uma queda de pouco menos de um terço devido ao impacto da pandemia, mas muitos enxergam cenários bem mais pessimistas

Diretores financeiros estão se preparando para uma queda de até 30% na receita este ano devido ao Covid-19, revela pesquisa do Gartner realizada com com 145 CFOs e líderes financeiros sênior. E pouco mais de 28% deles acreditam que o impacto na receita de sua organização pode ser ainda superior a esse valor.

Muitos CFOs nos disseram que estão usando os cenários negativos mais graves para balizar suas decisões agora. Isso está levando-os a considerar ações drásticas de gerenciamento de custos nos meses de abril e maio”, disse Alexander Bant, vice-presidente de pesquisas da Gartner Finance Practice.

Quando questionados sobre como esses cenários negativos estão afetando sua capacidade de financiar investimentos de crescimento a longo prazo, 70% dos CFOs disseram que agora estão demonstrando cautela nessa área.

CADASTRE-SE GRÁTIS PARA ACESSAR 5 CONTEÚDOS MENSAIS

Já recebe a newsletter? Ative seu acesso

Ao cadastrar-se você declara que está de acordo
com nossos Termos de Uso e Privacidade.

Cadastrar

Enquanto 15% dos CFOs planejavam suspender completamente todos ou a maioria dos investimentos de longo prazo, metade (50%) disse que os estava suspendendo de forma seletiva. Outros 30% disseram que não tinham planos de suspender a maioria dos investimentos, e os 5% restantes disseram que já estão substituindo investimentos anteriores de longo prazo por novos investimentos.

Outra pesquisarealizada pela PwC com 824 CFOs de 21 países, a maioria deles europeus, revelou um otimismo cauteloso sobre a trajetória de suas empresas. Mais de 70% expressam grande preocupação com o potencial impacto do coronavírus em seus negócios, com 80% deles esperando queda na receita. Mas vários ainda estão claramente nos estágios iniciais da resposta à crise, sem sequer terem esboçado suas estratégias de recuperação.

Ao avaliar possíveis ações financeiras para ajudar a mitigar os efeitos do coronavírus, a maioria dos CFOs ouvidos pela PwC está considerando medidas de contenção de custos (77%) e adiando ou cancelando investimentos planejados (65%).

O horizonte bilionário dos ecossistemas de canais

Tendências

O horizonte bilionário dos ecossistemas de canais

Segundo a empresa de pesquisas Canalys, é formado por 223 startups e empresas movimentaram US$ 3,9 bilhões em vendas de software, em 2021 e têm US$ 8,9 bilhões projetados para 2027

Após regulamentação, startups inovam na telemedicina veterinária

Tendências

Após regulamentação, startups inovam na telemedicina veterinária

O atendimento remoto já era praticado, mas regulamentação deve fazer o modelo evoluir. Novas oportunidades de negócio foram criadas.

Simple2u: como a MAG enfrenta a transformação dos seguros

Entrevista

Simple2u: como a MAG enfrenta a transformação dos seguros

Em entrevista exclusiva à THE SHIFT, Leonardo Lourenço, Head Geral da Simple2u, conta como a insurtech criada dentro do sandbox regulatório da Susep, repensa o segmento.

Correção no mercado latino: investimentos caem, mas otimismo se mantém

Tendências

Correção no mercado latino: investimentos caem, mas otimismo se mant...

Segundo estudo da LAVCA, 2022 já é o segundo melhor ano para os investimentos de Venture Capital na América Latina.

Mobile é importante canal de vendas no Brasil

Mobile

Mobile é importante canal de vendas no Brasil

No total, estima-se que 33 milhões de brasileiros usaram seus aparelhos pelo menos uma vez em suas últimas compras.

A fintech Zippi usa PIX para apoiar os pequenos negócios

Fintechs

A fintech Zippi usa PIX para apoiar os pequenos negócios

Startup oferece um limite de crédito semanal para pequenos empreendedores e autônomos. Outras empresas também criaram novas soluções baseadas no PIX.