s
Crédito: Cornell University
ECONOMIA

CFOs trabalham com múltiplos cenários para Covid-19

Pesquisa do Gartner aponta que os diretores financeiros estimam uma queda de pouco menos de um terço devido ao impacto da pandemia, mas muitos enxergam cenários bem mais pessimistas

Diretores financeiros estão se preparando para uma queda de até 30% na receita este ano devido ao Covid-19, revela pesquisa do Gartner realizada com com 145 CFOs e líderes financeiros sênior. E pouco mais de 28% deles acreditam que o impacto na receita de sua organização pode ser ainda superior a esse valor.

Muitos CFOs nos disseram que estão usando os cenários negativos mais graves para balizar suas decisões agora. Isso está levando-os a considerar ações drásticas de gerenciamento de custos nos meses de abril e maio”, disse Alexander Bant, vice-presidente de pesquisas da Gartner Finance Practice.

Quando questionados sobre como esses cenários negativos estão afetando sua capacidade de financiar investimentos de crescimento a longo prazo, 70% dos CFOs disseram que agora estão demonstrando cautela nessa área.

CADASTRE-SE GRÁTIS PARA ACESSAR 5 CONTEÚDOS MENSAIS

Já recebe a newsletter? Ative seu acesso

Ao cadastrar-se você declara que está de acordo
com nossos Termos de Uso e Privacidade.

Cadastrar

Enquanto 15% dos CFOs planejavam suspender completamente todos ou a maioria dos investimentos de longo prazo, metade (50%) disse que os estava suspendendo de forma seletiva. Outros 30% disseram que não tinham planos de suspender a maioria dos investimentos, e os 5% restantes disseram que já estão substituindo investimentos anteriores de longo prazo por novos investimentos.

Outra pesquisarealizada pela PwC com 824 CFOs de 21 países, a maioria deles europeus, revelou um otimismo cauteloso sobre a trajetória de suas empresas. Mais de 70% expressam grande preocupação com o potencial impacto do coronavírus em seus negócios, com 80% deles esperando queda na receita. Mas vários ainda estão claramente nos estágios iniciais da resposta à crise, sem sequer terem esboçado suas estratégias de recuperação.

Ao avaliar possíveis ações financeiras para ajudar a mitigar os efeitos do coronavírus, a maioria dos CFOs ouvidos pela PwC está considerando medidas de contenção de custos (77%) e adiando ou cancelando investimentos planejados (65%).

Mercado de apps é o novo alvo antistruste

Economia

Mercado de apps é o novo alvo antistruste

O governo norte-americano abriu fogo contra Google e Apple ontem, através da divulgação de uma crítica do Departamento de Comércio à falta de concorrência no mercado de aplicativos móveis. Na visão dos técnicos, o modelo praticado...

Startups impulsionam geração de melhores serviços de Open Finance

Fintechs

Startups impulsionam geração de melhores serviços de Open Finance

Os dados são centrais no Open Finance, mas nem sempre os bancos conseguem gerar valor a partir das informações. Startups ajudam a criar melhores produtos de finanças abertas com a conversão de dados dos usuários em insights.

Brasil pode ser um polo de deep techs

Inovação

Brasil pode ser um polo de deep techs

O Brasil tem potencial de ser destaque em alguns temas, como biodiversidade e saúde. É essencial aproximar a ciência do mercado e sistematizar uma estratégia para fomentar a formação de um ecossistema nacional de soluções.

PMEs e startups: parceria incrementa digitalização

Inovação

PMEs e startups: parceria incrementa digitalização

Com mais maturidade digital, as pequenas e médias empresas brasileiras podem beneficiar ainda mais a economia. As startups trazem as soluções para apoiar a digitalização

Chega de embromação:

Entrevista

Chega de embromação: "temos que colocar dinheiro nas mãos das mulhe...

Para a CEO da socialtech B2Mamy, Dani Junco, só o dinheiro liberta. Por isso, as startups e as iniciativas de apoio ao empreendedorismo feminino devem receber mais cheques.

É real: dados e IA turbinam vendas

Inteligência Artificial

É real: dados e IA turbinam vendas

Não faltam exemplos, em diferentes pontos do processo, como mostram os cases das startups Nubimetrics, RelevanC e Retargetly