Diretores financeiros estão se preparando para uma queda de até 30% na receita este ano devido ao Covid-19, revela pesquisa do Gartner realizada com com 145 CFOs e líderes financeiros sênior. E pouco mais de 28% deles acreditam que o impacto na receita de sua organização pode ser ainda superior a esse valor.
“Muitos CFOs nos disseram que estão usando os cenários negativos mais graves para balizar suas decisões agora. Isso está levando-os a considerar ações drásticas de gerenciamento de custos nos meses de abril e maio”, disse Alexander Bant, vice-presidente de pesquisas da Gartner Finance Practice.
Quando questionados sobre como esses cenários negativos estão afetando sua capacidade de financiar investimentos de crescimento a longo prazo, 70% dos CFOs disseram que agora estão demonstrando cautela nessa área.
Enquanto 15% dos CFOs planejavam suspender completamente todos ou a maioria dos investimentos de longo prazo, metade (50%) disse que os estava suspendendo de forma seletiva. Outros 30% disseram que não tinham planos de suspender a maioria dos investimentos, e os 5% restantes disseram que já estão substituindo investimentos anteriores de longo prazo por novos investimentos.
Outra pesquisa, realizada pela PwC com 824 CFOs de 21 países, a maioria deles europeus, revelou um otimismo cauteloso sobre a trajetória de suas empresas. Mais de 70% expressam grande preocupação com o potencial impacto do coronavírus em seus negócios, com 80% deles esperando queda na receita. Mas vários ainda estão claramente nos estágios iniciais da resposta à crise, sem sequer terem esboçado suas estratégias de recuperação.
Ao avaliar possíveis ações financeiras para ajudar a mitigar os efeitos do coronavírus, a maioria dos CFOs ouvidos pela PwC está considerando medidas de contenção de custos (77%) e adiando ou cancelando investimentos planejados (65%).
O comércio eletrônico brasileiro vem tendo o pior início de ano da sua história, mas os indicadores econômicos e o comportamento do consumidor apontam para um segundo semestre melhor
O mundo corporativo corre para arrumar a casa com software e o resultado é um crescimento de 13,5% do setor, que se concretizado, vai passar a marca do US$ 1 trilhão
O mercado norte-americano de criptoativos celebrou ontem a vitória parcial em um processo movido pela SEC contra a Ripple
E por que metade das empresas ouvidas em um novo relatório do IDC teme não acompanhar o ritmo da inovação tecnológica das concorrentes?
Relatório da a16z revela que a saúde dessa indústria é melhor do que os preços de mercado sugerem
A Web3, terceira geração da World Wide Web, surge como uma oportunidade não só para os usuários, mas também para as empresas, com uso de blockchain para além das criptomoedas
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso