Diretores financeiros estão se preparando para uma queda de até 30% na receita este ano devido ao Covid-19, revela pesquisa do Gartner realizada com com 145 CFOs e líderes financeiros sênior. E pouco mais de 28% deles acreditam que o impacto na receita de sua organização pode ser ainda superior a esse valor.
“Muitos CFOs nos disseram que estão usando os cenários negativos mais graves para balizar suas decisões agora. Isso está levando-os a considerar ações drásticas de gerenciamento de custos nos meses de abril e maio”, disse Alexander Bant, vice-presidente de pesquisas da Gartner Finance Practice.
Quando questionados sobre como esses cenários negativos estão afetando sua capacidade de financiar investimentos de crescimento a longo prazo, 70% dos CFOs disseram que agora estão demonstrando cautela nessa área.
Enquanto 15% dos CFOs planejavam suspender completamente todos ou a maioria dos investimentos de longo prazo, metade (50%) disse que os estava suspendendo de forma seletiva. Outros 30% disseram que não tinham planos de suspender a maioria dos investimentos, e os 5% restantes disseram que já estão substituindo investimentos anteriores de longo prazo por novos investimentos.
Outra pesquisa, realizada pela PwC com 824 CFOs de 21 países, a maioria deles europeus, revelou um otimismo cauteloso sobre a trajetória de suas empresas. Mais de 70% expressam grande preocupação com o potencial impacto do coronavírus em seus negócios, com 80% deles esperando queda na receita. Mas vários ainda estão claramente nos estágios iniciais da resposta à crise, sem sequer terem esboçado suas estratégias de recuperação.
Ao avaliar possíveis ações financeiras para ajudar a mitigar os efeitos do coronavírus, a maioria dos CFOs ouvidos pela PwC está considerando medidas de contenção de custos (77%) e adiando ou cancelando investimentos planejados (65%).
A transição demográfica traz o desafio de estruturas etárias que precisam mudar para dar lugar a novas estratégias de gestão para uma força de trabalho que está envelhecendo
Especialistas do mercado explicam que esse ano será dominado pelas "altcoins", enquanto a valorização do Bitcoin vai desacelerar
Relatórios mostram como Inteligência Artificial e dados estão transformando a experiência de compra
Crescimento no setor reflete aumento de consumidores, alta no ticket médio e a ascensão do Pix como líder em pagamentos
Com queda de 25% no número de investidores, os US$ 71 bilhões levantados nos EUA se concentram em gigantes como Andreessen Horowitz e General Catalyst
A Inteligência Artificial foi um dos eixos para uma das Black Fridays mais bem sucedidas, com vendas digitais somando R$ 8 bilhões
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso