s
Port para recarga de bateria elétrica Crédito: Michael Marais/Unsplash
TENDÊNCIAS

Bill Gates aposta em baterias da QuantumScape

As baterias sólidas podem dobrar o alcance atual dos carros elétricos e eliminar o risco de pistas térmicas, o que poderia resolver o problema de mobilidade pessoal

Desconhecida para muitas pessoas, a QuantumScape ganhou o noticiário recentemente por ter chamado a atenção da Volkswagen e, agora, de Bill Gates, que considera as baterias sólidas fundamentais para reduzir as emissões de CO2 e tem investido nelas, tanto pessoalmente quanto por meio de sua Breakthrough Energy Ventures – BEV.

É possível que tenhamos carros com essas novas baterias de estado sólido já em 2025. Elas podem dobrar o alcance atual dos carros elétricos e eliminar o risco de pistas térmicas. O e-Golf aumentará sua autonomia 2,5 vezes, de 100 para 250 milhas (de 161 para 402 Km). E um Tesla (qualquer modelo), em 1,6 vezes, de 300 para 500 milhas (de 483 para 805 Km). O que equivale a aumentar a atual capacidade atribuída às baterias da Tesla de 260 Wh para 416 Wh.

De acordo com Bill Gates, isso resolveria o problema da mobilidade pessoal. Mas os EV comerciais, movidos a combustíveis alternativos baratos, terão que entrar em cena em maior quantidade para que a curva de emissões realmente caia.

CADASTRE-SE GRÁTIS PARA ACESSAR 5 CONTEÚDOS MENSAIS

Já recebe a newsletter? Ative seu acesso

Ao cadastrar-se você declara que está de acordo
com nossos Termos de Uso e Privacidade.

Cadastrar

 

Jogos Olímpicos Sustentáveis: Organização do evento promete ser o mais verde da história

Sustentabilidade

Jogos Olímpicos Sustentáveis: Organização do evento promete ser o...

O Comitê Olímpico Internacional preparou toda a infraestrutura do evento para reduzir as emissões de carbono em 30%. O objetivo do comitê é reduzir suas emissões em 50% até 2030

Créditos de carbono: solução ou problema para emissões?

Sustentabilidade

Créditos de carbono: solução ou problema para emissões?

Os créditos que carbono estão passando por uma série de questionamentos e críticas em relação a sua existência. Será que vale a pena continuar utilizando o recurso?

Sustentabilidade: É hora de integrar digital e ambiental

Sustentabilidade

Sustentabilidade: É hora de integrar digital e ambiental

Novas pesquisas mostram que a economia digital está causando impactos negativos no meio ambiente. Como podemos combater isso?

Reskilling: é possível criar um programa de requalificação que funciona?

Tendências

Reskilling: é possível criar um programa de requalificação que fun...

A requalificação deve se tornar uma tendência dominante entre as organizações, mas como garantir programas com melhores resultados para a empresa e para os colaboradores?

Co-Inteligência: o que é e como colaborar com a IA Generativa

Inteligência Artificial

Co-Inteligência: o que é e como colaborar com a IA Generativa

A Co-Inteligência gira em torno da colaboração entre a Inteligência Artificial e humanos, aproveitando os pontos fortes de cada um. Entenda

The Shift Especial Febraban 2024: Oito visões sobre o próximo nível

Tendências

The Shift Especial Febraban 2024: Oito visões sobre o próximo nível

Em parceria com a Embratel, a The Shift teve a oportunidade de conversar com oito lideranças femininas para discutir o próximo nível das tecnologias no setor financeiro.