s
Port para recarga de bateria elétrica Crédito: Michael Marais/Unsplash
TENDÊNCIAS

Bill Gates aposta em baterias da QuantumScape

As baterias sólidas podem dobrar o alcance atual dos carros elétricos e eliminar o risco de pistas térmicas, o que poderia resolver o problema de mobilidade pessoal

Desconhecida para muitas pessoas, a QuantumScape ganhou o noticiário recentemente por ter chamado a atenção da Volkswagen e, agora, de Bill Gates, que considera as baterias sólidas fundamentais para reduzir as emissões de CO2 e tem investido nelas, tanto pessoalmente quanto por meio de sua Breakthrough Energy Ventures – BEV.

É possível que tenhamos carros com essas novas baterias de estado sólido já em 2025. Elas podem dobrar o alcance atual dos carros elétricos e eliminar o risco de pistas térmicas. O e-Golf aumentará sua autonomia 2,5 vezes, de 100 para 250 milhas (de 161 para 402 Km). E um Tesla (qualquer modelo), em 1,6 vezes, de 300 para 500 milhas (de 483 para 805 Km). O que equivale a aumentar a atual capacidade atribuída às baterias da Tesla de 260 Wh para 416 Wh.

De acordo com Bill Gates, isso resolveria o problema da mobilidade pessoal. Mas os EV comerciais, movidos a combustíveis alternativos baratos, terão que entrar em cena em maior quantidade para que a curva de emissões realmente caia.

CADASTRE-SE GRÁTIS PARA ACESSAR 5 CONTEÚDOS MENSAIS

Já recebe a newsletter? Ative seu acesso

Ao cadastrar-se você declara que está de acordo
com nossos Termos de Uso e Privacidade.

Cadastrar

 

O que é CRISPR?

Tendências

O que é CRISPR?

A resposta simples? Uma tecnologia usada para editar genes e mudar o mundo! O CRISPR tem "impacto revolucionário nas ciências da vida", segundo o comitê do Prêmio Nobel, que concedeu às pesquisadoras o Nobel de Química, em 2020

O horizonte bilionário dos ecossistemas de canais

Tendências

O horizonte bilionário dos ecossistemas de canais

Segundo a empresa de pesquisas Canalys, é formado por 223 startups e empresas movimentaram US$ 3,9 bilhões em vendas de software, em 2021 e têm US$ 8,9 bilhões projetados para 2027

E a grande fusão do Ethereum aconteceu

Tendências

E a grande fusão do Ethereum aconteceu

Às 3h59 da madrugada de 15 de setembro, aconteceu finalmente o encerramento do "The Merge", a grande fusão da rede blockchain Ethereum. A maior mudança é com relação ao PoS (proof-of-stake ou prova de participação) e os mineradores...

Após regulamentação, startups inovam na telemedicina veterinária

Tendências

Após regulamentação, startups inovam na telemedicina veterinária

O atendimento remoto já era praticado, mas regulamentação deve fazer o modelo evoluir. Novas oportunidades de negócio foram criadas.

Simple2u: como a MAG enfrenta a transformação dos seguros

Entrevista

Simple2u: como a MAG enfrenta a transformação dos seguros

Em entrevista exclusiva à THE SHIFT, Leonardo Lourenço, Head Geral da Simple2u, conta como a insurtech criada dentro do sandbox regulatório da Susep, repensa o segmento.

A economia espacial vai crescer e gerar mais inovação na Terra

Inovação

A economia espacial vai crescer e gerar mais inovação na Terra

O ex-CTO da NASA e CEO da Space Tech Astra, Chris Kemp, acredita que é necessário criar uma economia espacial aberta, na qual colaborações inventivas a tornem livre e competitiva.

Por Linda Lacina | Fórum Econômico Mundial