s
O potencial de mercado dos empregos verdes deve triplicar até 2030 e quadruplicar até 2050, segundo a UNEP
TENDÊNCIAS

A erupção dos “colarinhos verdes”

As empresas que, no ano passado, sofreram uma fuga de talentos poderão ter dificuldades se quiserem contratar uma nova leva de profissionais. É que os green jobs estão absorvendo esta mão-de-obra, ao mesmo tempo em que a qualifica.

Por Rosane Serro 16/01/2023

Pode parecer que, hoje, em janeiro de 2023, as empresas ainda se encontrem atordoadas, lidando com recuperação pós-pandemia, as grandes demissões e os efeitos das “operações tartaruga” promovidas pelo quiet quitting, como já mostrou a THE SHIFT. Porém, enquanto se preparam para a recessão global anunciada e o futuro climático distópico, um movimento tectônico borbulha sob seus pés e já se encontra em erupção: a força de trabalho dos “colarinhos verdes”.

Segundo a Deloitte, mais de 800 milhões de empregos em todo o planeta estão ameaçados pelos efeitos das catástrofes climáticas e pela transição para o Net Zero. Ao mesmo tempo, se as empresas realmente cumprirem as metas firmadas pelo Acordo de Paris e promoverem uma descarbonização coordenada, 300 milhões de empregos de colarinho verde poderão ser gerados até 2050 - prevê a consultoria. O fortalecimento deste novo mercado também está sendo incrementado pelos trabalhadores demitidos pela área de tecnologia, como mostrou, no último mês, artigo na revista Fortune.

Index de Vulnerabilidade do Trabalho Global, compilado pela revista Fortune

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Futuro do trabalho: que habilidades serão necessárias para os empregos verdes?

Tendências

Futuro do trabalho: que habilidades serão necessárias para os empreg...

Agricultura, arquitetura, ciência e ensino são alguns dos setores que precisarão de novas habilidades verdes

Por Victoria Masterson, Fórum Econômico Mundial
4 startups brasileiras se destacam em inovação sustentável

Inovação

4 startups brasileiras se destacam em inovação sustentável

Greentechs foram destaque em evento internacional por trabalho em conjunto com grandes empresas visando impacto ambiental positivo

Por Redação The Shift
Nem todo verde é green

Sustentabilidade

Nem todo verde é green

Autoridades de vários países aumentam o cerco contra o greenwashing. O Brasil segue sem um arcabouço regulatório satisfatório que mapeie todo o ciclo do processo, contando apenas com medidas isoladas.