s
SUSTENTABILIDADE

Nem todo verde é green

Autoridades de vários países aumentam o cerco contra o greenwashing. O Brasil segue sem um arcabouço regulatório satisfatório que mapeie todo o ciclo do processo, contando apenas com medidas isoladas.

Por Rosane Serro 22/08/2022

O que há em comum entre o cantor Peter Gabriel, o SEC – a Comissão de Valores Mobiliários norte-americana e o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária – Conar brasileiro? Todos são caçadores de greenwashers, criminosos dessa modalidade de fraude e maquiagem de dados, agora na versão “verde”; ou seja, envolvendo o impacto das ações corporativas perante ao meio ambiente, à sociedade e aos seus stakeholders. À medida em que corporações antes respeitadas como o Deutsche Bank e o banco americano Goldman Sachs passaram ao banco dos réus (ao nomearem “verdes” fundos que não seriam assim tão “coloridos”), os países aceleraram a elaboração de medidas legais para conter este tipo de crime.

A tendência ao delito corporativo, por sinal, está em alta. A Pesquisa Global sobre Fraudes e Crimes Econômicos 2022 da PwC, que envolveu 1.296 executivos em 53 países e regiões, mostra que a ameaça dos fraudadores externos está crescendo. Quase 70% das organizações que informaram terem sofrido fraudes relataram que o incidente mais grave teve como base um ataque externo ou um conluio entre agentes externos e internos. Mais alarmante ainda foi a pesquisa, em nível global, produzida pela Harris Poll para o Google Cloud em abril deste ano, na qual 58% dos 1.500 CEOs e líderes C-level de empresas com mais de 500 funcionários afirmaram que suas empresas eram culpadas de greenwashing. Outros 66% questionaram se os esforços de sustentabilidade de sua empresa eram genuínos ou não.

Novo arcabouço legal

A prática mais comum do greenwashing é, no caso das empresas, mostrarem-se mais responsáveis e compromissadas do que realmente são. Ou, no caso dos fundos de investimento, invocarem-se “verdes” e ESG quando jamais se preocuparam com uma árvore e muito menos em financiar empresas de impacto socioambiental. Mas, afinal, por que este crime se tornou corrente? Pelo simples fato que, hoje, empresas que não possuam políticas ESG correm o risco de terem suas ações desvalorizadas e perderem investidores.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Jogos Olímpicos Sustentáveis: Organização do evento promete ser a mais verde da história

Sustentabilidade

Jogos Olímpicos Sustentáveis: Organização do evento promete ser a...

O Comitê Olímpico Internacional preparou toda a infraestrutura do evento para reduzir as emissões de carbono em 30%. O objetivo do comitê é reduzir suas emissões em 50% até 2030

Créditos de carbono: solução ou problema para emissões?

Sustentabilidade

Créditos de carbono: solução ou problema para emissões?

Os créditos que carbono estão passando por uma série de questionamentos e críticas em relação a sua existência. Será que vale a pena continuar utilizando o recurso?

Sustentabilidade: É hora de integrar digital e ambiental

Sustentabilidade

Sustentabilidade: É hora de integrar digital e ambiental

Novas pesquisas mostram que a economia digital está causando impactos negativos no meio ambiente. Como podemos combater isso?

10 Tecnologias emergentes que vão moldar o futuro

Inovação

10 Tecnologias emergentes que vão moldar o futuro

A lista de tecnologias inclui superfícies inteligentes e micróbios que capturam carbono. Veja um resumo do Relatório do Fórum Econômico Mundial

Regeneração Sustentável pode ser solução para crise climática

Sustentabilidade

Regeneração Sustentável pode ser solução para crise climática

Mesmo com as mudanças vistas na agenda ESG, ainda não é possível reverter a situação climática, aponta estudo.

Inovação em Camadas: Construindo casas por impressão 3D

Sustentabilidade

Inovação em Camadas: Construindo casas por impressão 3D

O mercado de construção modular promete erguer casas em menos de um dia.