s
Disrupção digital como estratégia de sobrevivência, a volta aos escritórios e forte investimento em ESG são os conselhos dos CEOs para enfrentar as borrascas dos próximos três anos - FOTO: Banco de Imagem
TENDÊNCIAS

CEOs: preparados para a turbulência?

Se uma pandemia global inesperada - que trancou a população dos planeta em suas casas - lhe tirou o sono, mas não a resiliência, nada mais tira. Muito menos a recessão e as incertezas previstas para o cenário mundial, no próximo triênio. Aproveite os conselhos que os CEOs ouvidos pela KPMG na pesquisa CEO Outlook 2022 têm a lhe dar.

Por Rosane Serro 05/12/2022

Diga lá, CEO, você que já enfrentou - em sequência - uma pandemia global que fez despencar as vendas (ou catapultou-as num volume imprevisto e assustador). Já encarou seguidamente a ventania da Great Resignation. Aprendeu como lidar com equipes inteiras praticando o Quiet Quitting. Queimou neurônios para montar um quebra-cabeça de supply chain por conta do cenário geopolítico atual. Está preparado para encarar as tempestades da incerteza, da recessão e da emergência climática nos próximos anos? A KPMG ouviu 1.325 CEOs globais em 11 mercados na pesquisa CEO Outlook 2022 para saber suas perspectivas nos negócios e dar cabo a essa angústia.

Quatro temas emergiram este ano: previsões para as conjunturas econômica, tecnológica, de gestão de talentos e ESG. Entretanto, o entendimento foi quase unânime de que será necessário “encontrar oportunidades na incerteza”. A confiança no próximo triênio está em alta (71%), mas 86% dos CEOs acreditam que haverá uma recessão nos próximos 12 meses. Dos 1.325 entrevistados, 76% têm planos para lidar com ela. A incerteza geopolítica continuará pautando as agendas corporativas e 81% dos líderes já preveem planejar ou ajustar sua análise de risco e procedimentos de gestão.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Entrevista

"Quando as coisas funcionam, tudo é melhor e mais fácil. Governança...

Com um software que torna decisões e processos mais ágeis e simples, a Atlas Governance quer ampliar sua presença na América Latina, como conta o CEO Eduardo Carone

A reinvenção corporativa passa pela ausência de regras

Entrevista

A reinvenção corporativa passa pela ausência de regras

Erin Meyer, coautora do livro "A regra é não ter regras", sobre a cultura da Netflix, conta como ter empresas inovadoras, flexíveis, inclusivas e diversas, jogando fora o livro de regras. Você consegue?

Por Silvia Bassi
Bem-estar: o CEO pensa uma coisa, os funcionários outra. E agora?

Liderança

Bem-estar: o CEO pensa uma coisa, os funcionários outra. E agora?

Um estudo mostra que, muitas vezes, o CEO acha que está tudo bem, quando não está