s
Crédito: Clark Young - Unsplash

TENDÊNCIAS

Sentimento e comportamento do consumidor ainda refletem incerteza

Há um renovado senso de cautela à medida que novos casos de coronavírus aumentam na Europa

Por Redação The Shift 02/11/2020

Desde meados de março, a McKinsey tem realizado pesquisas com consumidores em todo o mundo para entender o impacto da Covid-19 no seu sentimento e comportamento. Realizadas em 45 países, incluindo o Brasil, essas pesquisas são conduzidas online nos idiomas locais em uma base semanal, quinzenal ou mensal, dependendo da região. Em cada país, os resultados são amostrados e ponderados para um saldo representativo da classe consumidora, com base em variáveis que incluem idade e nível socioeconômico.

Os resultados mais recentes, divulgados no fim de outubro, revelam há uma variação significativa na forma como os consumidores respondem à crise e se adaptam ao pós-Covid. China, Índia e Indonésia relatam consistentemente um otimismo maior do que o resto do mundo.

Receba nossa newsletter

Na maioria dos países, os consumidores pretendem continuar a direcionar seus gastos para o essencial. Dada a sensibilidade dos consumidores ao preço, o valor continua sendo o principal motivo para os consumidores experimentarem novas marcas, bem como novos lugares para fazer compras.

Além do valor, conveniência e disponibilidade são citados como os principais motivadores das decisões dos consumidores sobre onde comprar, enquanto qualidade e propósito (desejo de apoiar negócios locais, por exemplo) são as considerações mais importantes na escolha de novas marcas.

Atenção às mudanças de hábito dos consumidores

Economia

Atenção às mudanças de hábito dos consumidores

A pandemia da Covid-19 alterou drasticamente como e onde os consumidores vão gastar o seu tão suado dinheiro. E as empresas precisam entender o que mudou

Por Redação The Shift
Hora de repensar a indústria de bens de consumo

Customer Experience

Hora de repensar a indústria de bens de consumo

Apenas 10% dos consumidores concordam fortemente que a maioria das marcas atende às expectativas de uma boa experiência

Por Redação The Shift
Varejo: como fica a economia pós-Covid

Tendências

Varejo: como fica a economia pós-Covid

A frase “O varejo não voltará ao que era antes da crise” diz tudo: o relatório da SBVC aponta que 70% pretendem comprar mais em sites ou aplicativos, mesmo depois da crise do Covid-19

Por Redação The Shift