Stephen Wolfram é uma figura cult em programação e matemática. Ele é o cérebro por trás do Wolfram Alpha, um site que tenta responder perguntas usando algoritmos para filtrar um enorme banco de dados de informações. Ele também é responsável pelo Mathematica, um sistema de computador usado por cientistas de todo o mundo.
Na semana passada, a Wolfram lançou um novo empreendimento: o Wolfram Physics Project, uma tentativa ambiciosa de desenvolver uma nova física do nosso universo computacional. A ideia norteadora é que tudo pode ser resumido à aplicação de regras simples a blocos de construção fundamentais.
“Podemos pensar nisso como uma coleção de relações abstratas entre elementos abstratos. Ou como um hipergrafo - ou, em casos simples, um gráfico”, como a representação diagramática de uma rede: linhas conectando pontos. As investigações de Wolfram indicam que os hipergráficos complexos podem imitar muitas características do universo, incluindo matéria e energia, além de reproduzir as estruturas e processos físicos descritos pela teoria da relatividade e da mecânica quântica. “Tudo no universo - espaço, matéria, qualquer que seja - deve ser representado por características de nosso hipergrama em evolução”, afirma.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis e tenha acesso a 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Startups e grandes empresas competem por um espaço no prato dos consumidores de alimentos plant-based, que demanda produtos cada vez mais saudáveis, similares aos de origem animal, clean-label e acessíveis
O unicórnio mexicano Nowports quer ser o one-stop-shop do transporte de cargas internacional da América Latina para aumentar a transparência e a eficiência do setor
A cleantech Polen utiliza o blockchain para dar transparência às iniciativas de logística reversa
Essencial para que as empresas alcancem o net-zero, a tecnologia também é uma forma de aumentar a competitividade das companhias
Um hackaton organizado pelo Apoema Hub busca contribuir para o desenvolvimento sustentável da região baseado no conceito de Service-as-a-Capital. Já ouviu falar?
Com o ranking de Melhores Corporações para o Ecossistema Brasileiro de Startups, a The Bakery quer identificar as melhores práticas do mercado.
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso