s
Stephen-Wolfram Crédito: Divulgação
INOVAÇÃO

Wolfram e sua nova abordagem para a gravidade quântica

Uma tentativa ambiciosa de desenvolver uma nova física do nosso universo computacional

Stephen Wolfram é uma figura cult em programação e matemática. Ele é o cérebro por trás do Wolfram Alpha, um site que tenta responder perguntas usando algoritmos para filtrar um enorme banco de dados de informações. Ele também é responsável pelo Mathematica, um sistema de computador usado por cientistas de todo o mundo.

Na semana passada, a Wolfram lançou um novo empreendimento: o Wolfram Physics Project, uma tentativa ambiciosa de desenvolver uma nova física do nosso universo computacional. A ideia norteadora é que tudo pode ser resumido à aplicação de regras simples a blocos de construção fundamentais.

Podemos pensar nisso como uma coleção de relações abstratas entre elementos abstratos. Ou como um hipergrafo - ou, em casos simples, um gráfico”, como a representação diagramática de uma rede: linhas conectando pontos. As investigações de Wolfram indicam que os hipergráficos complexos podem imitar muitas características do universo, incluindo matéria e energia, além de reproduzir as estruturas e processos físicos descritos pela teoria da relatividade e da mecânica quântica. “Tudo no universo - espaço, matéria, qualquer que seja - deve ser representado por características de nosso hipergrama em evolução”, afirma.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

PMEs e startups: uma parceria em prol da digitalização

Inovação

PMEs e startups: uma parceria em prol da digitalização

Com mais maturidade digital, as pequenas e médias empresas brasileiras podem beneficiar ainda mais a economia. As startups trazem soluções para apoiar a digitalização.

Generative Tech, o novo Eldorado 

Inteligência Artificial

Generative Tech, o novo Eldorado 

A nova queridinha do Vale do Silício está varrendo os recursos dos Venture Capitalists e se desenvolvendo numa velocidade não prevista pelos analistas. Prepare-se para encarar uma tecnologia que nos levará muito além da IA generativa n...

Um mapa para a nova era

Inovação

Um mapa para a nova era

O artigo “On the cusp for a New Era”, publicado pelo McKinsey Global Institute esta semana, propõe uma reflexão se – em um cenário aparentemente distópico - encontraremos o próximo motor de produtividade para impulsionar o cresci...

Texto para vídeo, a próxima fronteira

Inteligência Artificial

Texto para vídeo, a próxima fronteira

Ainda nem nos recuperamos do espanto dos sistemas de IA generativa que produzem imagens a partir de textos e já ingressamos na próxima fronteira: a criação de vídeos a partir de textos

Com Oxygea, a Braskem mira no futuro

Inovação

Com Oxygea, a Braskem mira no futuro

O hub foi criado como uma empresa apartada da Braskem, mas apoia o desenvolvimento de startups capazes de solucionar os desafios ambientais da incumbente.

A economia espacial vai crescer e gerar mais inovação na Terra

Inovação

A economia espacial vai crescer e gerar mais inovação na Terra

O ex-CTO da NASA e CEO da Space Tech Astra, Chris Kemp, acredita que é necessário criar uma economia espacial aberta, na qual colaborações inventivas a tornem livre e competitiva.

Por Linda Lacina | Fórum Econômico Mundial