s
Stephen-Wolfram Crédito: Divulgação
INOVAÇÃO

Wolfram e sua nova abordagem para a gravidade quântica

Uma tentativa ambiciosa de desenvolver uma nova física do nosso universo computacional

Stephen Wolfram é uma figura cult em programação e matemática. Ele é o cérebro por trás do Wolfram Alpha, um site que tenta responder perguntas usando algoritmos para filtrar um enorme banco de dados de informações. Ele também é responsável pelo Mathematica, um sistema de computador usado por cientistas de todo o mundo.

Na semana passada, a Wolfram lançou um novo empreendimento: o Wolfram Physics Project, uma tentativa ambiciosa de desenvolver uma nova física do nosso universo computacional. A ideia norteadora é que tudo pode ser resumido à aplicação de regras simples a blocos de construção fundamentais.

Podemos pensar nisso como uma coleção de relações abstratas entre elementos abstratos. Ou como um hipergrafo - ou, em casos simples, um gráfico”, como a representação diagramática de uma rede: linhas conectando pontos. As investigações de Wolfram indicam que os hipergráficos complexos podem imitar muitas características do universo, incluindo matéria e energia, além de reproduzir as estruturas e processos físicos descritos pela teoria da relatividade e da mecânica quântica. “Tudo no universo - espaço, matéria, qualquer que seja - deve ser representado por características de nosso hipergrama em evolução”, afirma.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Cuidado para não cair no gap da inovação

Inovação

Cuidado para não cair no gap da inovação

A maioria das empresas prioriza a inovação, porém não estão preparadas, mostra levantamento do BCG.

Inovações e patentes sustentáveis

Inovação

Inovações e patentes sustentáveis

Quase uma em cada três invenções está relacionada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, aponta estudo da OMPI, às vésperas do Dia Mundial da Propriedade Intelectual.

Falta imaginação às empresas

Inovação

Falta imaginação às empresas

Pesquisa recente revela que as empresas perderam a capacidade de imaginar o seu futuro, refletindo falta de curiosidade e criatividade, essenciais para a inovação.

Três tipos de inovação

Inovação

Três tipos de inovação

Daniel Sabbah, um dos autores do livro "The Heart of Innovation", explica a diferença entre inovação e invenção e os tipos de inovação nos quais investir e o porquê.

Corporate Venture Builder: modelo de geração de inovação e ganhos na TecBan

Inovação

Corporate Venture Builder: modelo de geração de inovação e ganhos...

A ATMosfera Venture foi criada para desenvolver negócios multissetoriais que possam contribuir para as transformações do ecossistema financeiro brasileiro.

Por Marcos Aurélio Pedroso *
Viagens e turismo em modo futuro

Inovação

Viagens e turismo em modo futuro

Um denso estudo produzido pela Design Hotels, em parceria com a SOON Future Studies, mergulha no cruzamento da tecnologia, com a mudança do comportamento das pessoas sobre viagens, turismo e hospedagem, para traçar um panorama interessan...