s
Joseph Jaffe é quase tão polêmico quanto Elon Musk Crédito: Divulgação
INOVAÇÃO

Quebre sua empresa antes que alguém o faça

"Existem empresas que fazem a mudança, empresas que veem a mudança acontecer e empresas que dizem 'o que aconteceu?'", diz Joseph Jaffe

"Existem empresas que fazem a mudança, empresas que veem a mudança acontecer e empresas que dizem 'o que aconteceu?'".  A frase é de Joseph Jaffe, um sul-africano com um discurso tão subversivo para os gestores de marcas e empresas quanto seu conterrâneo Elon Musk. Jaffe é consultor de marketing, autor de vários livros, entre eles o recente "Built to Suck" (você leu certo o título, não é um typo), e empreendedor serial. Sua terceira e mais nova empresa chama-e HMS Beagle, e ele acrescentou o cargo de "almirante" ao seu business card.

O foco da HSM Beagle é levar as empresas a navegar pelo tsunami disruptivo do Século 21 dispostas a quebrar tudo para sobreviver. Para Jaffe, remendar processos e fazer pequenas mudanças incrementais nas empresas tradicionais ao invés de apostar em disruptar rapidamente os modelos de negócios é como "ficar arrumando as espreguiçadeiras no deck do Titanic enquanto o iceberg se aproxima".

O vídeo que selecionamos tem trechos de várias de suas apresentações. Jaffe, que trabalhou com empresas como IBM, Coca-Cola, ABInBev, Pearson, Nestle, Purina, Steelcase, Colgate-Palmolive e Mondelez International, vai apresentar a ideias do novo livro na SXSW 2020, na palestra "Put Yourself Out of Business (or Someone Else Will!)". E The Shift vai estar lá, acompanhando ao vivo e conversando com Jeffe para trazer para os leitores as melhores ideias.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Quer inovar? Olhe para dentro

Inovação

Quer inovar? Olhe para dentro

Ao apostar no empreendedorismo interno, as empresas aproveitam o talento dos colaboradores e aumentam as chances de inovar de forma acelerada.

IA e a construção da estratégia

Inteligência Artificial

IA e a construção da estratégia

A IA estratégica é uma ferramenta que pode simplificar a vida dos executivos. Um meio de acelerar o impacto, lidar com disrupções e desbloquear novas oportunidades de mercado. Mas ela deve servir ao negócio e não o contrário.

IA Descentralizada e para as massas

Inteligência Artificial

IA Descentralizada e para as massas

No ano passado, a “descentralização” da IA permitiu que um conjunto mais amplo de empresas e indivíduos interagisse com modelos de aprendizado profundo, antes restritos a instituições com grandes conjuntos de dados. A DeAI estará...

Brasil pode ser um polo de deep techs

Inovação

Brasil pode ser um polo de deep techs

O Brasil tem potencial de ser destaque em alguns temas, como biodiversidade e saúde. É essencial aproximar a ciência do mercado e sistematizar uma estratégia para fomentar a formação de um ecossistema nacional de soluções.

Em 2023, a IA ultrapassará os limites

Inteligência Artificial

Em 2023, a IA ultrapassará os limites

A partir de 2023, o relógio acelerará. Ferramentas de IA baseadas em linguagem e imagem chegarão aos produtos muito rapidamente. Haverá avanços em direção à Inteligência Artificial Geral (AGI) e certamente veremos uma outra onda de...

Ficção científica, melhor que Power Point

Inovação

Ficção científica, melhor que Power Point

Neal Stephenson criou o termo e a ideia de metaverso em 1992 . Agora ele quer garantir que o futuro não seja distópico e que a Web3 seja realmente aberta. Para isso criou a Lamina1 e está montando uma nova blockchain