s
STARTUPS

Quando o caixa aperta, as vagas somem

O inverno das startups não gerou apenas demissões no mercado global. Um novo relatório publicado pela Carta mostra impactos negativos no tamanho das equipes e redução das médias salariais

Por Silvia Bassi 17/10/2023

Entre 2020 e 2021, quando o dinheiro dos VCs chegava rápido, em abundância, e o tempo entre as rodadas de investimentos era curto, o orçamento das startups se parecia com a frase que marcou o filme "Campo dos Sonhos": "If you build, he will come." (Se você construir, ele virá)Desde 2022, no entanto, com o inverno das startups, ele está mais para a frase que político britânico Benjamin Disraeli escreveu em 1833: “Prepared for the worst, hoping for the best.” (“Preparado para o pior, esperando o melhor”).

A falta de dinheiro, e de perspectiva de quando e quanto conseguir em uma nova rodada de investimentos, provocou uma onda de demissões, congelamentos de salários e enxugamentos de despesas nas startups do mundo todo. Em 2022, foram cerca de 164 mil demissões. Em 2023, até esta semana, somam 243 mil (os dois dados fornecidos pelo site Layoffs.fyi).

As demissões e saídas voluntárias não são o único efeito,como mostra o recente estudo da Carta, "State of startup compensation, H1 2023". A empresa é responsável por uma das plataformas de software mais usadas por startups e investidores do mundo todo para gestão de finanças, folha salarial e cap table, entre outras coisas.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

O negócio de fechar startups

Startups

O negócio de fechar startups

Empresas especializadas em fechar startups, como a Sunset e SimpleClosure, estão recebendo investimentos de milhões de dólares mostrado o início de um novo mercado.

O sucesso está na cabeça dos fundadores

Startups

O sucesso está na cabeça dos fundadores

Um novo estudo científico sobre startups dá uma nova dimensão à frase "personalidade de sucesso"

Scale-ups para ficar de olho em 2024

Startups

Scale-ups para ficar de olho em 2024

Scale-ups são startups que chegaram à vida adulta e crescem, no mínimo 20% ao ano, sua receita recorrente. Sua habilidade de escalar os negócios merece ser estudada pelas empresas tradicionais, já que apenas uma em cada 200 startups ch...

2024, o ano dos unicorpses

Startups

2024, o ano dos unicorpses

Dez anos depois que o termo Unicórnio foi estabelecido o cenário atual está cada vez mais difícil para as startups conseguirem prosperar no mercado gerando vários “unicorpses”

Para onde correm os unicórnios?

Startups

Para onde correm os unicórnios?

Aileen Lee, sócia da Cowboy Ventures, dez anos depois de seu artigo "Welcome to the unicorn club" escreve uma nova análise sobre o futuro dessas empresas

Oportunidades em Open Innovation no Brasil

Startups

Oportunidades em Open Innovation no Brasil

A Inovação Aberta movimentou R$ 6,4 bilhões em parcerias entre empresas e startups nos últimos 12 meses. Mais de uma centena de empresas adotaram o Corporate Venture Capital (CVC)