s
INOVAÇÃO

Playbook para ecossistemas de inovação

Por que 85% dos ecossistemas de inovação falham? O motivo mais frequente são questões de governança.

Infelizmente, os ecossistemas tradicionais orquestrados por grandes empresas do sector privado e limitados a membros de uma cadeia de valor empresarial específica enfrentam muitas vezes dificuldades para estabelecer bem um modelo de governação. Segundo pesquisa do BCG, mais de 85% dos ecossistemas empresariais falham e as questões de governança são a razão número um. Mais de 50% das falhas dos ecossistemas devem-se a questões fundamentais de governança, incluindo a configuração dos intervenientes, os seus papéis e os seus direitos de tomada de decisão.

Não importa quão grandes ou pequenos sejam, os centros de inovação devem ser geridos por meio de mecanismos de governança bem concebidos, se quiserem evitar as falhas tão comuns aos ecossistemas empresariais. Em "An Ecosystem Approach to Governing Innovation Hubs", analistas do BCG analisam o que consideram ser cinco fatores críticos de governança eficaz em ecossistemas de inovação e estudos de caso de ecossistemas nos EUA, Arábia Saudita e Alemanha para identificar o que funciona e o que não funciona.

O estudo parte do princípio de que centros de inovação bem-sucedidos exigem uma combinação cuidadosa de empresas, agências, talentos, tecnologia, financiamento e acesso ao mercado, unidos através dos princípios da governança do ecossistema, pautados pelos cinco fatores críticos: missão, acesso, participação, conduta e partilha. Mais de 50% das falhas dos ecossistemas devem-se a questões fundamentais de governança, incluindo a configuração dos intervenientes, os seus papéis e os seus direitos de decisão.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Três tipos de inovação

Inovação

Três tipos de inovação

Daniel Sabbah, um dos autores do livro "The Heart of Innovation", explica a diferença entre inovação e invenção e os tipos de inovação nos quais investir e o porquê.

Corporate Venture Builder: modelo de geração de inovação e ganhos na TecBan

Inovação

Corporate Venture Builder: modelo de geração de inovação e ganhos...

A ATMosfera Venture foi criada para desenvolver negócios multissetoriais que possam contribuir para as transformações do ecossistema financeiro brasileiro.

Por Marcos Aurélio Pedroso *
Viagens e turismo em modo futuro

Inovação

Viagens e turismo em modo futuro

Um denso estudo produzido pela Design Hotels, em parceria com a SOON Future Studies, mergulha no cruzamento da tecnologia, com a mudança do comportamento das pessoas sobre viagens, turismo e hospedagem, para traçar um panorama interessan...

Generosidade infecciosa

Inovação

Generosidade infecciosa

Gentileza gera gentileza, já dizia o profeta. Pois quem agora defende o mote é o CEO da TED, Chris Anderson, que lança um livro sobre o impacto surpreendente da "generosidade infecciosa".

Dinheiro (low carbon) ao mar

Inovação

Dinheiro (low carbon) ao mar

O transporte marítimo de cargas corre para cortar sua pegada de gases de efeito estufa. Com as novas medidas em vigor, aumentam os investimentos em startups de tecnologia marítima

Fronteiras da tecnologia em 2024

Inovação

Fronteiras da tecnologia em 2024

A criatividade dos investidores de risco corre solta quando se trata de imaginar as novas fronteiras possíveis para a tecnologia em 2024. E há muito alinhamento com os analistas de mercado