s

INOVAÇÃO

O que faz uma empresa ser líder em inovação aberta

Colaboração entre setor corporativo, startups e academia aumentou durante a pandemia e tendência seguirá em alta

A pandemia impulsiona um movimento de colaboração entre diferentes setores da sociedade para minimizar os impactos negativos da Covid-19. Open Innovation, ou inovação aberta, é um exemplo de colaboração no universo corporativo que esteve em alta em 2020. A expectativa é que a integração entre empresas, startups, laboratórios de pesquisa e universidades, visando a criação de soluções inovadoras de negócios, continue como uma tendência em ascensão no futuro próximo.

No campo da saúde global, este movimento é ainda mais claro. De acordo com estudo da OECD, empresas que gastam mais em P&D parecem estão expandindo estes investimentos durante a pandemia. “A indústria biofarmacêutica, muitas vezes em parceria com a academia, lançou centenas de ensaios clínicos direcionados aos medicamentos e vacinas contra a Covid-19. Startups têm desempenhado um papel significativo nesses esforços”, revela a publicação. 

No Brasil, por outro lado, há uma relação divergente em relação a Open Innovation. Apesar de 83% das empresas acreditarem precisar de inovação para se destacar no período pós-pandemia, apenas duas em cada dez já apresentam estratégias de associação com o ecossistema de startups. Mesmo assim, movimentos isolados de inovação aberta estão fomentando hubs de inovação fora dos principais centros do país. 

Conteúdo exclusivo para membros da The Shift

Aproveite a promoção e assine

Como futuristas podem impactar a indústria

Inovação

Como futuristas podem impactar a indústria

A maioria das grandes empresas possui um setor em que uma equipe de futuristas trabalha para antever cenários, tendências e produtos. Mas em muitos casos, só querem saber das tendências

Por Soraia Yoshida
Por que ainda não existe diversidade de fato nas startups?

Startups

Por que ainda não existe diversidade de fato nas startups?

Levantamento da Abstartups revela que apenas 26% das empresas têm alguma mulher na equipe

Por João Ortega
5 motivos para fazer inovação aberta

Inovação

5 motivos para fazer inovação aberta

No Brasil, 83% das empresas acreditam precisar de inovação para se destacar no período pós-pandemia, porém apenas duas em cada dez já apresentam estratégias de associação com o ecossistema de startups

Por Redação The Shift