Imagine que você entra em um e-commerce procurando algo simples – talvez um novo tênis para o dia a dia ou então uma camiseta do seu time. Enquanto navega pelas páginas, uma sugestão personalizada aparece, fotos chamam sua atenção de forma estratégica, e, antes que perceba, o tênis perfeito ou a camiseta dos sonhos parecem ter “encontrado você”. Por trás dessa escolha aparentemente espontânea, há uma ciência robusta e sofisticada que explora o poder do subconsciente. Trata-se do Subconscious Marketing ou Marketing Subconsciente.
O Marketing Subconsciente aparece entre as principais tendências para o varejo em 2025, segundo a WGSN. O relatório cita: “O Comércio Subconsciente utiliza IA e análise de dados para prever e atender às necessidades dos consumidores antes mesmo que eles as identifiquem. Essa abordagem permitirá uma experiência de compra mais personalizada, aumentando a satisfação do cliente e a fidelização à marca. A IA será fundamental para gerar recomendações personalizadas de produtos e otimizar a jornada do consumidor”.
O Subconscious Marketing já é discutido há um bom tempo, mas vem ganhando muito espaço com a integração da Inteligência Artificial (IA) e da Análise de Dados. Estudos indicam que até 95% das decisões de compra são feitas de maneira inconsciente pelas pessoas. Isso significa que, enquanto navegamos por anúncios, redes sociais ou sites de e-commerce, nossos desejos e escolhas estão sendo guiados por estímulos que raramente reconhecemos de maneira consciente. Mas como essa estratégia funciona? E, mais importante, até onde ela pode ir?
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Inteligência Artificial promete revolucionar o mercado, mas falta de equidade ameaça progresso das mulheres no ambiente profissional
Descubra como reavaliar prioridades, papéis, tempo e energia para uma gestão mais eficiente e humanizada
A Neurotecnologia pode tratar doenças degenerativas, como Parkinson, aliviar a depressão e melhorar o bem-estar mental
O mercado de Computação Quântica deve crescer para US$ 5,3 bilhões até 2029, impactando diversos setores
Adoção de tecnologias disruptivas promete democratizar e personalizar serviços financeiros antes acessíveis apenas para elite
Descubra como a Inteligência Artificial vai transformar os processos de seleção e contratação nas empresas
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso