Dentro de 10 a 15 anos, a maioria das pessoas terá "companheiros de aprendizado" artificiais que conhecerão seus perfis e necessidades, funcionando como tutores e colegas que suportam o aprendizado contínuo e personalizado. Esses agentes de IA estarão disponíveis a qualquer momento do dia ou da noite, 24/7, prontos para trabalhar o desenvolvimento de conhecimento e capacidades de forma personalizada. Para profissionais, isso representará uma forma de alcançar o próximo degrau corporativo.
“A IA permite que os estudantes aprendam até 50% mais rápido, possibilitando um processo de formação mais dinâmico”, afirma Sven Schütt, CEO do grupo universitário europeu IU Group (IUG), o maior grupo de universidades privadas da Europa, em entrevista à McKinsey. A instituição oferece mais de 250 programas de graduação e 600 programas adicionais de treinamento, muitos deles relacionados e atendendo a uma demanda crescente por conhecimento em áreas de tecnologia. Em 2024, mais de 3.000 estudantes iniciaram programas específicos em IA, que foram projetados para responder rapidamente às mudanças nas necessidades de mercado.
As tecnologias de Inteligência Artificial são o principal elemento para o avanço na proposta da IUG de oferecer um ensino superior flexível e personalizado, disse o CEO. Schütt vê na IA um potencial catalisador para uma sociedade mais curiosa e voltada para o crescimento pessoal e profissional. “Acreditamos que, com a IA, poderíamos reduzir o tempo de aprendizado em um terço, o que abre muitas possibilidades tanto para os mais jovens quanto para adultos”, afirma o executivo.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Inteligência Artificial promete revolucionar o mercado, mas falta de equidade ameaça progresso das mulheres no ambiente profissional
Descubra como reavaliar prioridades, papéis, tempo e energia para uma gestão mais eficiente e humanizada
A Neurotecnologia pode tratar doenças degenerativas, como Parkinson, aliviar a depressão e melhorar o bem-estar mental
O mercado de Computação Quântica deve crescer para US$ 5,3 bilhões até 2029, impactando diversos setores
Descubra como a Inteligência Artificial vai transformar os processos de seleção e contratação nas empresas
Estudo da ANBIMA revela crescimento exponencial de influenciadores financeiros, com 225,3 milhões de seguidores e engajamento recorde
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso