s
Estudo da Universidade de Harvard comprova que é possível transferir a felicidade para nosso trabalho Crédito: iStock
CARREIRA

Dá para ser mais feliz no trabalho?

Estudos indicam que é possível transferir a felicidade que se tem na vida privada para o mundo corporativo

Ser feliz no trabalho tem muito a ver com propósito, motivação e com saber perdoar erros – seus e dos outros. De acordo com uma pesquisa da Leadership IQ, se você é capaz de perdoar a si mesmo e não ficar remoendo tanto os erros, sua motivação aumenta em 65% em relação ao trabalho. E ainda aumenta em 40% suas chances de indicar essa mesma empresa para outras pessoas como um ótimo lugar para se trabalhar.

Naturalmente, não somos tão inclinados a perdoar: apenas 8% das pessoas têm níveis altos de “self forgiveness”, ou seja, de perdoar a si mesmo. E somente 12% fazem o mesmo em relação aos erros dos outros. Portanto, é uma habilidade que precisa ser desenvolvida com exercícios em que se pode questionar, por exemplo, esse erro é o fim da minha carreira?

Há outras abordagens. Em vez de esperar que a felicidade venha bater na sua porta, escolha um dia e o eleja como um dia especial. É basicamente isso que Lindsay Crouse defende neste artigo, em que conta como designava antecipadamente que a “quarta-feira seria a melhor noite da semana”. E era. Marcar experiências que, de outra forma, poderiam ser apenas uma noite diante da TV, é um componente da felicidade, segundo o Harvard Happiness Study, a maior e mais longa pesquisa sobre a felicidade.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Privilegie o feedforward

Gestão

Privilegie o feedforward

De olho no aprendizado contínuo e na inovação, metodologia começa a destronar o feedback nas avaliações de pessoas. Parece só uma troca de palavras, mas é não é. E pode gerar excelência.

Fuja do paradoxo da performance

Carreira

Fuja do paradoxo da performance

Cuidado. Você pode estar se sabotando procurando não errar, perseguindo metas limitantes, inatingíveis sem um grande esforço, e acabar sem energia para o que realmente importa

Chief Heat Officer, a nova liderança de combate ao calor extremo

Tendências

Chief Heat Officer, a nova liderança de combate ao calor extremo

Sete cidades, em diversos países, nomearam mulheres para o cargo, cuja missão é coordenar esforços públicos e das empresas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas na saúde e na economia.

Como montar o time estratégico adequado

Gestão

Como montar o time estratégico adequado

Só 7% das empresas são excelentes em implementar estratégias, e 48% delas não chegam a atingir metade das metas

Gestão de riscos deve acompanhar evolução das tecnologias disruptivas

Gestão

Gestão de riscos deve acompanhar evolução das tecnologias disruptiv...

Chief Risk Officers estão sempre pensando no melhor e se preparando para o pior no ambiente corporativo. Se você pensou em IA, acertou, mas tem mais coisas na mesa

Para onde vai o Product Manager?

Gestão

Para onde vai o Product Manager?

A estratégia do Airbnb sobre gestão de produto, design e marketing de produto gerou polêmica e reflexões sobre a importância do foco na estratégia e no consumidor em tempos incertos