s
Crédito: Pexels/Pixabay
SEGURANÇA

Falta confiança para o compartilhamento de dados

A gestão de dados é o maior obstáculo para executar projetos de IA, mas a tecnologia avança em áreas como blockchain, o que deve tornar o compartilhamento de dados uma aposta segura

Muito precisa ser feito para construir confiança no compartilhamento de dados, revela o estudo  “The global AI agenda: Promise, reality, and a future of data sharing”, realizado entre janeiro e fevereiro deste ano pelo MIT Technology Review Insights.

A gestão de dados tem se mostrado o maior obstáculo para a execução dos projetos de IA até aqui, mas o avanço da tecnologia em áreas como blockchain e aprendizado federado provavelmente tornarão o compartilhamento de dados uma aposta mais segura para as empresas. Tanto que dois terços (66%) das mil corporações pesquisadas estão dispostas a compartilhar dados internos externamente para ajudar a desenvolver novas cadeias de valor ativadas por IA.

uso de AI na empresa

CADASTRE-SE GRÁTIS PARA ACESSAR 5 CONTEÚDOS MENSAIS

Já recebe a newsletter? Ative seu acesso

Ao cadastrar-se você declara que está de acordo
com nossos Termos de Uso e Privacidade.

Cadastrar

Compartilhar dados não significa entregá-los por nada, alerta a própria equipe responsável do estudo. Antes de participar de alianças de dados, de qualquer tipo, é preciso estabelecer um valor de troca dos dados. Dados de “negociação” baseados em valores acordados podem ajudar a desbloquear silos internos que impedem os modelos de avançar, em especial na área de saúde.

Ainda segundo o estudo, a maioria dos entrevistados (60%) espera que a IA seja usada entre 11% e 30% de seus processos de negócios em três anos, exercendo uma influência importante, embora não dominante, em suas operações. Os principais casos de uso de IA atualmente estão nas áreas de controle de qualidade, atendimento ao cliente e segurança cibernética.

AI cresce na empresa

Seis das 10 indústrias farmacêuticas ouvidas estão usando IA para melhorar a qualidade de seus produtos. E quase metade das empresas de bens de consumo e varejo (47%) para melhorar o atendimento ao cliente. Mais da metade (51%) das empresas de energia estão aproveitando a IA para monitoramento e diagnóstico, 58% dos serviços financeiros para detecção de fraude e 52% das empresas de tecnologia para fortalecer a cibersegurança.

Mais da metade dos entrevistados (59%) dizem que o retorno sobre investimento (ROI) de projetos de IA está dentro do esperado. E 37%, em sua maioria já usando a IA há mais de 3 anos, afirmam que o ROI superou as expectativas.

AI na empresa

 

E a grande fusão do Ethereum aconteceu

Tendências

E a grande fusão do Ethereum aconteceu

Às 3h59 da madrugada de 15 de setembro, aconteceu finalmente o encerramento do "The Merge", a grande fusão da rede blockchain Ethereum. A maior mudança é com relação ao PoS (proof-of-stake ou prova de participação) e os mineradores...

ESG: Arezzo&Co usa blockchain para rastrear o couro

Inovação

ESG: Arezzo&Co usa blockchain para rastrear o couro

A meta do grupo é ter todos os fornecedores indiretos da cadeia do couro rastreados até 2024. O blockchain é a ferramenta para atingir esse objetivo.

Trabalho: falta de engajamento pode levar a perdas de US$ 7,8 trilhões

Mercado

Trabalho: falta de engajamento pode levar a perdas de US$ 7,8 trilhõe...

Estresse, raiva, preocupações e infelicidade no trabalho são principais causas de queda de produtividade

Vamos explicar a Web5?

Economia

Vamos explicar a Web5?

Jack Dorsey resolveu tumultuar a já tumultuada Web3 e anunciou os planos da sua empresa Block Inc. de montar a próxima-próxima Web. Explicamos, sem tomar muito do seu tempo.

Tecnologia em prol da logística reversa

Inovação

Tecnologia em prol da logística reversa

A cleantech Polen utiliza o blockchain para dar transparência às iniciativas de logística reversa

Novas demissões são um sinal negativo para o mercado

Economia

Novas demissões são um sinal negativo para o mercado

Em cinco meses de 2022, o número de demissões já se iguala ao total de 2021. Sinais de falta de liquidez atingem principalmente as scale-ups