s
Crédito Canva
LIDERANÇA

Fadiga de mudança desafia empresas

Mudar continuamente exige muito esforço e pode gerar fadiga nas equipes, confundida com falta de comprometimento. Comunicação pode ser a saída

Sua equipe, que costumava ficar entusiasmada com novas ideias e a possibilidade de mudança, parece esgotada. Estranhamente, reclama de todo o trabalho necessário para mudar as coisas. Argumenta contra qualquer proposta. Ou pior, apenas checa, apática, o que quer que aconteça… Você está diante de um caso clássico de fadiga da mudança: a sensação de desilusão e frustração de não conseguir lidar com seguidas reorganizações, transições de liderança, implementação de novas tecnologias…

A fadiga de mudança não é um problema individual, mas coletivo, que precisa ser tratado no nível da equipe ou da organização. Muitas empresas geralmente não percebem que o absenteísmo, o baixo engajamento e a alta rotatividade podem estar diretamente ligados à fadiga da mudança. Pior. Muitas lideranças costumam confundir sintomas de fadiga de mudança com os de resistência à mudança

É importante entender que a resistência à mudança é uma reação típica do ser humano à mudança organizacional, na forma de um questionamento saudável e sincero das razões e das chances de sucesso. A fadiga resulta das mudanças históricas que se acumularam e criaram uma sensação geral de apatia ou resignação, e isso não é necessariamente estresse e exaustão.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Inclusão pode ser a resposta para a crise do burnout

Liderança

Inclusão pode ser a resposta para a crise do burnout

As empresas precisam trabalhar a inclusão muito além do onboarding, criando um espaço em que as pessoas se sentem seguras para se expressar

Invista na confiança multigeracional

Liderança

Invista na confiança multigeracional

Pesquisas apontam que existe uma dificuldade de comunicação entre os colaboradores da Geração Z com os colegas mais velhos.

Continua difícil atrair talentos

Liderança

Continua difícil atrair talentos

Pesquisas recentes revelam um conflito de interesses entre o que as empresas desejam e o que as pessoas que buscam no trabalho que desejam.

Quando agilidade é ilusão

Liderança

Quando agilidade é ilusão

Embora a maioria das empresas afirme ter feito mudanças ágeis, poucas alcançaram impacto nos negócios, indicando uma discrepância significativa entre a agilidade percebida e a real.

Como o poder se relaciona com a estratégia

Liderança

Como o poder se relaciona com a estratégia

Quando se trata de posicionamento estratégico, a maioria das empresas erra na identificação dos impulsionadores de sua vantagem competitiva, diz Hamilton Helmer

Perguntas são a resposta

Liderança

Perguntas são a resposta

A habilidade de fazer as perguntas mais adequadas, gerarão as melhores respostas e soluções. Importante para as lideranças no mercado, mas pouco explorado por eles.