s
A Alibaba inaugurou sua fábrica digital Xunxi Crédito: Reprodução/Alizala
INOVAÇÃO

Fábrica conta com produção inteligente e compartilhada

O maquinário robótico é integrado a sensores de IoT e algoritmos de IA capazes de otimizar a produção a partir dos dados das plataformas de e-commerce da Alibaba

O grupo Alibaba lançou um projeto para fortalecer ainda mais seu ecossistema de varejo digital. A Fábrica Digital Xunxi, na cidade de Hangzhou, sede do Alibaba, oferece a pequenas e médias empresas do setor de vestuário na China uma infraestrutura inteligente de manufatura. O objetivo é permitir que os tradicionais fabricantes chineses de vestuário aumentem a lucratividade, reduzam os níveis de estoque e, ao mesmo tempo, atendam às necessidades de personalização.

O maquinário robótico da Xunxi é integrado a sensores de Internet das Coisas e algoritmos de Inteligência Artificial capazes de otimizar a produção com base nos dados das plataformas de e-commerce do Alibaba e uma cadeia de suprimentos de fabricação que permite uma produção totalmente personalizada e orientada pela demanda.

Como explica o vídeo abaixo, o sistema da fábrica digital reúne peças feitas com o mesmo material em uma mesma “esteira”, mesmo quando são de vendedores diferentes - e este é só um dos exemplos da capacidade do projeto de melhorar a produtividade.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Nem sempre a IA funciona. Por que?

Inteligência Artificial

Nem sempre a IA funciona. Por que?

É possível resumir o que a inteligência de máquina faz muito bem com três Ps: padrões, probabilidades e performance. O problema é a falta de compreensão das características básicas do problema de negócios.

A economia espacial vai crescer e gerar mais inovação na Terra

Inovação

A economia espacial vai crescer e gerar mais inovação na Terra

O ex-CTO da NASA e CEO da Space Tech Astra, Chris Kemp, acredita que é necessário criar uma economia espacial aberta, na qual colaborações inventivas a tornem livre e competitiva.

Por Linda Lacina | Fórum Econômico Mundial
O desafio laboral da realidade virtual

Gestão

O desafio laboral da realidade virtual

Pesquisadores mapeiam desconfortos físicos e psicológicos que, hoje, impedem a produtividade neste ambiente. Frustração, fadiga visual, enxaqueca, náusea e ansiedade são citados.

Um termômetro para as Eleições 2022

Inovação

Um termômetro para as Eleições 2022

Google Trends produz relatório e cria sala digital com insights em tempo real sobre os candidatos e as manifestações de interesse dos espectadores

Lugar de mulher também é no metaverso

Inovação

Lugar de mulher também é no metaverso

Número de profissionais envolvidas com os mundos virtuais cresce globalmente. Empresas como a Meta, a Sandbox e a agência de NFT World of Women apostam na formação tecnológica feminina

Não fique estagnado, inove!

Inovação

Não fique estagnado, inove!

O Capgemini Research Institute conceituou inovação a partir de múltiplas perspectivas – empresarial, religiosa, científica e política - para entender sua evolução e futuras aplicações no mundo digital.