s
A Alibaba inaugurou sua fábrica digital Xunxi Crédito: Reprodução/Alizala
INOVAÇÃO

Fábrica conta com produção inteligente e compartilhada

O maquinário robótico é integrado a sensores de IoT e algoritmos de IA capazes de otimizar a produção a partir dos dados das plataformas de e-commerce da Alibaba

O grupo Alibaba lançou um projeto para fortalecer ainda mais seu ecossistema de varejo digital. A Fábrica Digital Xunxi, na cidade de Hangzhou, sede do Alibaba, oferece a pequenas e médias empresas do setor de vestuário na China uma infraestrutura inteligente de manufatura. O objetivo é permitir que os tradicionais fabricantes chineses de vestuário aumentem a lucratividade, reduzam os níveis de estoque e, ao mesmo tempo, atendam às necessidades de personalização.

O maquinário robótico da Xunxi é integrado a sensores de Internet das Coisas e algoritmos de Inteligência Artificial capazes de otimizar a produção com base nos dados das plataformas de e-commerce do Alibaba e uma cadeia de suprimentos de fabricação que permite uma produção totalmente personalizada e orientada pela demanda.

Como explica o vídeo abaixo, o sistema da fábrica digital reúne peças feitas com o mesmo material em uma mesma “esteira”, mesmo quando são de vendedores diferentes - e este é só um dos exemplos da capacidade do projeto de melhorar a produtividade.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Quer inovar? Olhe para dentro

Inovação

Quer inovar? Olhe para dentro

Ao apostar no empreendedorismo interno, as empresas aproveitam o talento dos colaboradores e aumentam as chances de inovar de forma acelerada.

IA e a construção da estratégia

Inteligência Artificial

IA e a construção da estratégia

A IA estratégica é uma ferramenta que pode simplificar a vida dos executivos. Um meio de acelerar o impacto, lidar com disrupções e desbloquear novas oportunidades de mercado. Mas ela deve servir ao negócio e não o contrário.

IA Descentralizada e para as massas

Inteligência Artificial

IA Descentralizada e para as massas

No ano passado, a “descentralização” da IA permitiu que um conjunto mais amplo de empresas e indivíduos interagisse com modelos de aprendizado profundo, antes restritos a instituições com grandes conjuntos de dados. A DeAI estará...

Brasil pode ser um polo de deep techs

Inovação

Brasil pode ser um polo de deep techs

O Brasil tem potencial de ser destaque em alguns temas, como biodiversidade e saúde. É essencial aproximar a ciência do mercado e sistematizar uma estratégia para fomentar a formação de um ecossistema nacional de soluções.

Em 2023, a IA ultrapassará os limites

Inteligência Artificial

Em 2023, a IA ultrapassará os limites

A partir de 2023, o relógio acelerará. Ferramentas de IA baseadas em linguagem e imagem chegarão aos produtos muito rapidamente. Haverá avanços em direção à Inteligência Artificial Geral (AGI) e certamente veremos uma outra onda de...

Ficção científica, melhor que Power Point

Inovação

Ficção científica, melhor que Power Point

Neal Stephenson criou o termo e a ideia de metaverso em 1992 . Agora ele quer garantir que o futuro não seja distópico e que a Web3 seja realmente aberta. Para isso criou a Lamina1 e está montando uma nova blockchain