s
Créditos: Unsplash/National Cancer Institute
INOVAÇÃO

Como as Healthtechs estão mudando a cara dos planos de saúde

As startups apostam em um modelo que alinha a atenção primária à tecnologia para promover a saúde entre os beneficiários do seus planos.

A Healthtech de gestão de saúde Alice tomou as manchetes em dezembro ao anunciar um Series C de US$ 127 milhões. A bolada fez a empresa ficar entre os 10 maiores aportes em startups da América Latina no último trimestre de 2021, segundo o CBInsights. O investimento chama a atenção para o grupo de Healthtechs focadas em transformar o segmento das operadoras de saúde - um setor dominado por empresas gigantes e ainda ineficiente. Ao aplicar uma estratégia baseada na atenção primária e na tecnologia, essas startups buscam oferecer um atendimento mais completo e centrado no paciente. O resultado é a promoção da saúde, não só a cura da doença.

Um ponto chave para as startups de plano de saúde é a capacidade de oferecer um atendimento mais completo com o acompanhamento de um médico da família ou um time de saúde. No modelo, as consultas com especialistas e os exames partem da equipe de profissionais focados na atenção primária.

De acordo com a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), a atenção primária à saúde é, geralmente, o primeiro ponto de contato com o sistema, oferecendo um atendimento abrangente, acessível e baseado na comunidade, que pode atender de 80% a 90% das necessidades de saúde de uma pessoa ao longo da vida. O conceito se baseia no cuidado e não apenas no tratamento de doenças ou condições específicas.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Três tipos de inovação

Inovação

Três tipos de inovação

Daniel Sabbah, um dos autores do livro "The Heart of Innovation", explica a diferença entre inovação e invenção e os tipos de inovação nos quais investir e o porquê.

Corporate Venture Builder: modelo de geração de inovação e ganhos na TecBan

Inovação

Corporate Venture Builder: modelo de geração de inovação e ganhos...

A ATMosfera Venture foi criada para desenvolver negócios multissetoriais que possam contribuir para as transformações do ecossistema financeiro brasileiro.

Por Marcos Aurélio Pedroso *
Viagens e turismo em modo futuro

Inovação

Viagens e turismo em modo futuro

Um denso estudo produzido pela Design Hotels, em parceria com a SOON Future Studies, mergulha no cruzamento da tecnologia, com a mudança do comportamento das pessoas sobre viagens, turismo e hospedagem, para traçar um panorama interessan...

Scale-ups para ficar de olho em 2024

Startups

Scale-ups para ficar de olho em 2024

Scale-ups são startups que chegaram à vida adulta e crescem, no mínimo 20% ao ano, sua receita recorrente. Sua habilidade de escalar os negócios merece ser estudada pelas empresas tradicionais, já que apenas uma em cada 200 startups ch...

Generosidade infecciosa

Inovação

Generosidade infecciosa

Gentileza gera gentileza, já dizia o profeta. Pois quem agora defende o mote é o CEO da TED, Chris Anderson, que lança um livro sobre o impacto surpreendente da "generosidade infecciosa".

Dinheiro (low carbon) ao mar

Inovação

Dinheiro (low carbon) ao mar

O transporte marítimo de cargas corre para cortar sua pegada de gases de efeito estufa. Com as novas medidas em vigor, aumentam os investimentos em startups de tecnologia marítima