Enquanto soluções de Inteligência Artificial são cada vez mais usadas em todas as indústrias, crescem também os casos de pessoas que foram bloqueadas por um algoritmo. Os casos mais conhecidos são no recrutamento, como o sistema da Amazon que prejudicava candidatas mulheres, e em pontuações de crédito, que perpetuam o viés racista presente na sociedade.
No entanto, os casos de “cancelamento algorítmico” vão muito além do que se pode imaginar. Seja por causa de problemas históricos em bases de dados ou falhas na hora de treinar o modelo, resultados inexplicáveis e prejudiciais são frequentes em laboratórios, nas empresas e também em espaços públicos. Veja, a seguir, alguns casos neste sentido:
Enquanto os casos acima foram revelados pela imprensa ou divulgados pelos próprios desenvolvedores, há poucos episódios conhecidos de pessoas canceladas por algoritmos no Brasil. Não significa, porém, que não aconteça por aqui.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
A economia avança com IA, mas esbarra na qualidade do julgamento humano — um fator ainda ausente das métricas e da governança corporativa.
Pesquisas da PwC e do MIT mostram por que os investimentos em IA avançam mais rápido do que a capacidade das empresas de capturar valor. E por que o problema não é tecnológico, mas estrutural.
A Anthropic aposta em agentes pagos; a OpenAI recorre à publicidade para sustentar a escala do ChatGPT.
Com ativos estratégicos e escala, o Brasil pode liderar ou perpetuar o descompasso regional.
Apesar da experimentação crescente e de ganhos já percebidos, a governança segue como principal freio à adoção formal da IA e da IA Generativa, segundo a Capgemini.
O AI Radar 2026 do BCG mostra CEOs assumindo decisões de IA, concentrando capital, risco e governança.
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso
