s
Crédito: Shutterstock

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Inteligência Artificial: principais tendências empresariais para 2021

As empresa estão aumentando os orçamentos de aprendizado de máquina, apesar de ainda não terem conseguido traduzir os investimentos crescentes em eficiência e escala

Por Redação The Shift 20/01/2021

Todos os anos, a Algorithmia pesquisa líderes de negócios para levantar as principais tendências empresarias no uso da Inteligência Artificial e do Machine Learning. O relatório deste ano é mais um que mostra que a adoção da IA continua aumentando, e muitas organizações agora enxergam o Machine Learning como recurso estratégico.

A proliferação da Internet, dispositivos portáteis inteligentes, hardware de computação avançado e muitos dados gerados pelos usuários têm sido os fatores que impulsionam esse crescimento.

Cada vez mais, as empresas têm voltado sua atenção para soluções baseadas em IA capaz de entregar inovação tecnológica de curto e longo prazo para gerar receita e eficiência nestes tempos incertos. Mas benefícios financeiros ainda são raros.

Receba grátis nossa newsletter

Aqui estão algumas das tendências apontadas para 2021.

1 – Apesar do aumento de orçamentos e contratações, as organizações gastarão mais tempo e recursos – e não menos – na implementação de seus modelos.

O tempo necessário para liberar um modelo treinado para produção tem aumentado ano a ano. Hoje, 64% de todas as organizações demoram um mês ou mais para implantar um modelo. E 38% estão gastando mais de 50% do tempo de seus cientistas de dados nesse tarefa.

2 – A maioria espera ter melhores resultados usando soluções de terceiros para gerenciar suas operações de Machine Learning (MLOps).

Especificamente, quando comparadas a organizações que constroem e mantêm seus próprios sistemas do zero, as organizações que integram soluções ou usam plataformas de terceiros gastam em média 19-21% menos em custos de infraestrutura.

3 – Desafios estenderão o ciclo de vida do Machine Learning, especialmente com governança.

Pouco mais de metade (56%) de todas as organizações classificam os problemas de governança, segurança e auditabilidade como grandes preocupações – e 67% relatam a necessidade de cumprir vários regulamentos para sua IA / ML.

4 – Expansão dos casos de uso de AI / ML.

A pesquisa descobriu que a porcentagem de organizações que têm mais de cinco casos de uso para IA / ML aumentou 74% na variação ano a ano. E a tendência é continuar aumentando. Os principais casos de uso estão relacionados à experiência do cliente e à automação de processos – áreas que podem oferecer benefícios em tempos de incerteza econômica.

Confira outros resultados nos gráficos abaixo. Foram ouvidos 403 líderes de negócios envolvidos em iniciativas de aprendizado de máquina em empresas com receita superior aa US $ 100 milhões.

2021 será um ano para a Inteligência Artificial brilhar nos negócios

Inteligência Artificial

2021 será um ano para a Inteligência Artificial brilhar nos negócio...

Organizações começam de fato a usar a IA como uma ferramenta estratégica de negócios para gerar valor, e planejam investir ainda mais em 2021

Por Cristina De Luca
AutoML muda o jogo da Ciência de Dados

Inteligência Artificial

AutoML muda o jogo da Ciência de Dados

Sem a Ciência de Dados, as empresas não conseguem obter valor dos dados de que dispõem. Mas não há cientistas de dados suficientes para todos. O que fazer? Automatizar

Por Cristina De Luca
Desafio de tornar a Inteligência Artificial confiável é imperativo para os negócios

Inteligência Artificial

Desafio de tornar a Inteligência Artificial confiável é imperativo...

As pessoas não estão dispostas a aceitar tecnologias a menos que possam exercer mais controle sobre seus resultados

Por Cristina De Luca