s
Os atentados de 11 de setembro mudaram drasticamente a indústria de aviação Unsplash/VOO QQQ
SEGURANÇA

Aviação após o 11 de setembro: novas regras e mais tecnologia

O atentado terrorista contra os EUA mudou a experiência de viajar, com a adoção de novos protocolos como scanners de passageiros e o reforço da identificação dos viajantes antes do embarque

Quem viajou para os Estados Unidos antes do 11 de setembro, consegue perceber uma grande diferença entre os atuais procedimentos de segurança dos aeroportos e aqueles que eram aplicados antes dos ataques de 2001 às Torres Gêmeas. No atentado, terroristas sequestraram 4 aviões, o que reverberou na intensificação do controle de passageiros nos terminais e aeronaves em todo o mundo. As mudanças fizeram o governo federal dos EUA gastar mais de US$ 62 bilhões em segurança aeroportuária na primeira década após o ataque.

O diretor de segurança da aviação e cibernética da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), Matthew Vaughan, afirmou ao South China Morning Post que as regras globais da aviação foram revisadas oito vezes desde 2001 para garantir que os protocolos de segurança sejam relevantes nas áreas que precisam ser protegidas.

Novos equipamentos de segurança foram adicionados aos aeroportos, alguns logo após o ataque e outros anos depois. Um deles é o scanner de ondas milimétricas, que escaneia todo o corpo dos passageiros para detectar possíveis objetos escondidos sob a roupa. O dispositivo foi adicionado ao processo de embarque em 2010, após um homem-bomba que fracassou em um ataque ser apreendido em um voo.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Inteligência Espacial: Acendendo a luz nas mentes digitais

Inovação

Inteligência Espacial: Acendendo a luz nas mentes digitais

A professora da Universidade de Stanford, Fei-Fei Li, apresenta sua pesquisa centrada em Inteligência Espacial que foca em processo e compreensão de imagens reais e abstratas

Resiliência Cibernética: O outro apagão digital

Segurança

Resiliência Cibernética: O outro apagão digital

O apagão causado CrowdStrike revelou um grande problema nas empresas de tecnologia: a falta de resiliência cibernética.

Segurança: Protegendo os Jogos Olímpicos de Paris 2024

Segurança

Segurança: Protegendo os Jogos Olímpicos de Paris 2024

Diferentes soluções estão sendo implementadas para garantir a segurança dos jogos olímpicos desse ano.

10 Tecnologias emergentes que vão moldar o futuro

Inovação

10 Tecnologias emergentes que vão moldar o futuro

A lista de tecnologias inclui superfícies inteligentes e micróbios que capturam carbono. Veja um resumo do Relatório do Fórum Econômico Mundial

BYD acelera conquista do mercado automotivo com lançamento do King 

Mercado

BYD acelera conquista do mercado automotivo com lançamento do King 

O lançamento do novo sedã hibrido King no mercado brasileiro mostra que a montadora BYD quer ir além dos carros elétricos.

Investir em quê?

Mercado

Investir em quê?

Investir em transformação digital é colocar dinheiro naquilo que levará a empresa para frente. A questão é entender quais são as áreas que precisam ser direcionadas.