s
As longas horas de trabalham são maléficas para a saúde mental Elisa Ventur/Unsplash
TENDÊNCIAS

A semana de 4 dias e os benefícios para a saúde mental

Ao dar mais tempo livre para os funcionários, a nova jornada reduz o estresse e aumenta o bem-estar e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Você sente que o trabalho afeta sua saúde mental? Uma semana de trabalho de 4 dias pode ser a resposta para os seus problemas, pelo menos é isso que indica um estudo feito na Islândia. Testes realizados no país nórdico entre 2015 e 2019 apontam que a adoção de uma jornada reduzida aumentou o bem-estar e trouxe mais equilíbrio entre a vida profissional e pessoal dos participantes da pesquisa. Com a mudança, muitos funcionários afirmaram se sentir melhor, mais energizados e menos estressados.

Na Nova Zelândia, a experiência da Perpetual Guardian também aponta benefícios da semana de 4 dias de trabalho para a saúde mental dos funcionários. Um White Paper sobre o teste indica que os níveis de estresse caíram de 45% para 38% com a redução da jornada, enquanto o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal saltou de 54% para 78%.

Convidado para analisar o teste realizado pela empresa, o professor Gestão de Recursos Humanos da Auckland University of Technology (AUT), Jarrod Haar, afirma que houve uma queda nos casos reportados de estresse e burnout no trabalho e que os funcionários se sentiram mais satisfeitos com o emprego.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Com tanta urgência no mundo, será que dá para falar em desacelerar? 

Tendências

Com tanta urgência no mundo, será que dá para falar em desacelerar?...

É importante pensar no assunto, porque esse é o grande desejo dos consumidores segundo a 10⁠ª edição do The Future 100, realizado pelo grupo de publicidade VML

Prioridades para os CDAOs

Carreira

Prioridades para os CDAOs

Chief Data and Analytics Officers precisarão se reinventar rapidamente como impulsionadores da inovação empresarial, e reformular totalmente suas estratégias de dados e análise.

O job crafting ganha protagonismo

Carreira

O job crafting ganha protagonismo

Sua prática oferece aos profissionais a oportunidade de remodelar suas funções e interações de acordo com suas habilidades, interesses, paixões e valores pessoais.

Desistir também é importante

Carreira

Desistir também é importante

Em um mundo que defende o trabalho árduo e a perseverança como chaves do sucesso, abandonar algo é difícil. Mas a desistência informada é parte importante do jogo, explica Annie Duke

O poder dos superfãs

Tendências

O poder dos superfãs

Uma legião de superfãs, e o apreço das novas gerações pela IA Generativa, sinalizam novas oportunidades de receita para as empresas de Mídia e Entretenimento Digital, diz a Deloitte.

Aproveite a era das mudanças quânticas

Tendências

Aproveite a era das mudanças quânticas

Mudanças quânticas trazem grandes oportunidades, mas é fundamental entender completamente o cenário para não errar a mão. Um novo relatório tem uma lista de 50 delas.