s
Crédito: Norma Mortensons/Pexels
INOVAÇÃO

A pandemia e “os novos normais”

O professor Silvio Meira explica como a transformação digital está sendo encarada nesta pandemia e comenta como os próximos 1.000 dias vão impactar os negócios

Nas últimas semanas, todos os negócios estiveram sob gigantesca pressão para fazer duas coisas: aprender em velocidade de crise, com meses transformados em semanas e estas, em dias ou horas; e, ao mesmo tempo, escalar, criando e agregando valor a comunidades que antes não existiam ou eram uma fração.

Nunca tantos aprenderam tanto em tão pouco tempo sobre um novo sistema para negócios – o digital – que já estava aí há tanto tempo, como lembra o professor Silvio Meira nessa palestra dada durante o Frontiers Unlocked, realizado pelo MIT Sloan Management Review Brasil. Mas talvez ainda demorem a ter uma plataforma de negócios digitais como parte de um ecossistema em rede, que deve ser o caminho mais viável para sustentabilidade do negócio no futuro.

Ele fala em uma mudança radical dos fundamentos de suporte aos processos de criação, entrega e captura de valor em todos os tipos de organização, com as bases analógicas (ou analógicas digitalizadas) sendo trocadas por plataformas digitais em rede, que redefinem a vasta maioria dos mercados

CADASTRE-SE GRÁTIS PARA ACESSAR 5 CONTEÚDOS MENSAIS

Já recebe a newsletter? Ative seu acesso

Ao cadastrar-se você declara que está de acordo
com nossos Termos de Uso e Privacidade.

Cadastrar

A história das organizações resilientes ensina que elas sobreviveram a disrupções investindo em talentos, pesquisa, desenvolvimento e inovação, criando e evoluindo relacionamentos e, principalmente, redes de alta confiabilidade.

Nem sempre a IA funciona. Por que?

Inteligência Artificial

Nem sempre a IA funciona. Por que?

É possível resumir o que a inteligência de máquina faz muito bem com três Ps: padrões, probabilidades e performance. O problema é a falta de compreensão das características básicas do problema de negócios.

A economia espacial vai crescer e gerar mais inovação na Terra

Inovação

A economia espacial vai crescer e gerar mais inovação na Terra

O ex-CTO da NASA e CEO da Space Tech Astra, Chris Kemp, acredita que é necessário criar uma economia espacial aberta, na qual colaborações inventivas a tornem livre e competitiva.

Por Linda Lacina | Fórum Econômico Mundial
O desafio laboral da realidade virtual

Gestão

O desafio laboral da realidade virtual

Pesquisadores mapeiam desconfortos físicos e psicológicos que, hoje, impedem a produtividade neste ambiente. Frustração, fadiga visual, enxaqueca, náusea e ansiedade são citados.

Um termômetro para as Eleições 2022

Inovação

Um termômetro para as Eleições 2022

Google Trends produz relatório e cria sala digital com insights em tempo real sobre os candidatos e as manifestações de interesse dos espectadores

Lugar de mulher também é no metaverso

Inovação

Lugar de mulher também é no metaverso

Número de profissionais envolvidas com os mundos virtuais cresce globalmente. Empresas como a Meta, a Sandbox e a agência de NFT World of Women apostam na formação tecnológica feminina

Não fique estagnado, inove!

Inovação

Não fique estagnado, inove!

O Capgemini Research Institute conceituou inovação a partir de múltiplas perspectivas – empresarial, religiosa, científica e política - para entender sua evolução e futuras aplicações no mundo digital.