s
Daniela Klaiman e Silvio Meira Palestrantes no Festival Oi Futuro, de julho de 2020
ENTREVISTA

Tempos virtuais e incertos. Será?

Uma conversa com a futurista Daniela Klaiman e com o professor Silvio Meira, cientista-chefe na The Digital Strategy Company, sobre os novos tempos.

Por Cristina De Luca 17/07/2020

A pandemia de Covid_19 nos colocou em um cenário complexo e incerto. Em um primeiro momento, pessoas, empresas e organizações encontraram no digital uma saída para responder aos desafios impostos pelo distanciamento social e a suspensão da maioria das atividades presenciais.

Aqueles que entenderam a necessidade de desaprender, se abrir ao fracasso, gerenciar a incerteza e fomentar culturas de experimentação constante conseguiram se adaptar melhor e até aproveitar as oportunidades. Mas será que a pandemia virou tudo de ponta-cabeça ou só apressou o inevitável? Para os dois entrevistados desta semana (pois é, DOIS!) a segunda alternativa é que está valendo.

"A única coisa que aconteceu foi a aceleração. Tudo que foi previsto foi acelerado. Fora isso, não houve grandes novidades", garante Daniela Klaiman, futurista, formada pelo Transdiciplinary Innovation Program da Universidade de Jerusalém, e especialista em comportamento do consumidor.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Entrevista

"O mercado é darwinista"

Caroline Marcon - consultora organizacional especializada na transformação cultural de grandes empresas - se preocupa com a enorme mobilidade enfrentada no último ano pelos gestores de talentos e também com as aflições crescentes dos...

Visibilidade deve ser uma prioridade na logística

Entrevista

Visibilidade deve ser uma prioridade na logística

A visibilidade de ponta a ponta das cadeias de suprimento aumenta a resiliência das operações logísticas, como explica Bart De Muynck, Chief Industry Officer da project44, em entrevista à THE SHIFT. Entretanto, o setor ainda é resiste...

Chega de embromação:

Entrevista

Chega de embromação: "temos que colocar dinheiro nas mãos das mulhe...

Para a CEO da socialtech B2Mamy, Dani Junco, só o dinheiro liberta. Por isso, as startups e as iniciativas de apoio ao empreendedorismo feminino devem receber mais cheques.

Inteligência Artificial

"Temos o dever de nos preocupar"

Em entrevista à The Shift, Reggie Townsend, diretor da prática de ética em dados do SAS, fala sobre o imperativo da ética para a IA e sobre ter um "viés positivo" nas aplicações de impacto.

Habilidades socioemocionais preparam as empresas para o futuro

Entrevista

Habilidades socioemocionais preparam as empresas para o futuro

Filip De Fruyt, Professor da Universidade de Ghent, na Bélgica e membro do conselho científico do eduLab 21, do Instituto Ayrton Senna, explica, em entrevista exclusiva à THE SHIFT, que perfis profissionais estão mais aptos a enfrentar...

Jeeves, um unicórnio latino-americano que ruge

Entrevista

Jeeves, um unicórnio latino-americano que ruge

Em menos de 18 meses, a Jeeves captou US$ 368 milhões, tem mais de 3 mil clientes e atua em 24 países. Chega ao Brasil para apoiar startups com crédito sem burocracia