s
Daniela Klaiman e Silvio Meira Palestrantes no Festival Oi Futuro, de julho de 2020
ENTREVISTA

Tempos virtuais e incertos. Será?

Uma conversa com a futurista Daniela Klaiman e com o professor Silvio Meira, cientista-chefe na The Digital Strategy Company, sobre os novos tempos.

Por Cristina De Luca 17/07/2020

A pandemia de Covid_19 nos colocou em um cenário complexo e incerto. Em um primeiro momento, pessoas, empresas e organizações encontraram no digital uma saída para responder aos desafios impostos pelo distanciamento social e a suspensão da maioria das atividades presenciais.

Aqueles que entenderam a necessidade de desaprender, se abrir ao fracasso, gerenciar a incerteza e fomentar culturas de experimentação constante conseguiram se adaptar melhor e até aproveitar as oportunidades. Mas será que a pandemia virou tudo de ponta-cabeça ou só apressou o inevitável? Para os dois entrevistados desta semana (pois é, DOIS!) a segunda alternativa é que está valendo.

"A única coisa que aconteceu foi a aceleração. Tudo que foi previsto foi acelerado. Fora isso, não houve grandes novidades", garante Daniela Klaiman, futurista, formada pelo Transdiciplinary Innovation Program da Universidade de Jerusalém, e especialista em comportamento do consumidor.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis e tenha acesso a 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

O fim do sistema de comando e controle

Entrevista

O fim do sistema de comando e controle

Dani Plesnik, diretora de Talent & Culture da Deloitte diz que não é "rocket science". Ela aposta na criação de um ambiente de trabalho emocionalmente seguro, menos hierárquico. Um espaço para conexão que viabilize o trabalho em rede...

Simple2u: como a MAG enfrenta a transformação dos seguros

Entrevista

Simple2u: como a MAG enfrenta a transformação dos seguros

Em entrevista exclusiva à THE SHIFT, Leonardo Lourenço, Head Geral da Simple2u, conta como a insurtech criada dentro do sandbox regulatório da Susep, repensa o segmento.

Entrevista

"Precisamos de resolvedores de problemas e não de especialistas em di...

"É impensável fazer comunicação de marca sem tecnologia." Mas isso exige pessoas curiosas, capazes de conectar os pontos, diz Karina Barcellos, CSO da agência de comunicação estratégica Another Company.

Entrevista

"O céu não é mais o limite"

O mexicano Eduardo Guizar quase não acreditou quando viu o rover Curiosity pousar em Marte. Parte da equipe da NASA que construiu o astromóvel para explorar a superfície do planeta, ele conta por que é importante mirar o espaço

Entrevista

"Tudo que fazemos em inovação é para a agenda de sustentabilidade"

Com o lançamento de um fundo de corporate venture capital de US$ 70 milhões, a Suzano sai em busca das Deep Techs para acelerar sua estratégia de "inovabilidade", explica Julio Ramundo.

Ensinando pessoas a prosperar em um mundo caótico

Entrevista

Ensinando pessoas a prosperar em um mundo caótico

Em um mundo diverso e "sem trilhos", diz o presidente da Saint Paul Escola de Negócios, José Cláudio Securato, é preciso saber tomar decisões genuínas em cenários imprevisíveis