Até agora, o papel da Inteligência Artificial em pequenas e médias empresas (PMEs) tem sido relativamente modesto. Essas empresas têm experimentado principalmente ferramentas de IA Generativa, como ChatGPT e Microsoft Copilot, para auxiliar em tarefas como redação de e-mails, respostas a consultas de clientes ou geração conteúdo para Internet. Embora essas ferramentas tenham se mostrado úteis, elas apenas arranharam a superfície do verdadeiro potencial da IA.
Em 2025, PMEs poderão usar agentes de IA que vão além da geração de texto ou imagens. Esses agentes farão coisas — automatizando processos complexos, realizando tarefas e até mesmo iniciando transações sem intervenção humana. Esse salto na tecnologia de IA promete agilizar as operações e dar às empresas menores uma vantagem competitiva anteriormente reservada a grandes empresas.
Em setores que vão de Contabilidade e Atendimento ao Cliente até Assistência Médica e desenvolvimento de software, os agentes de IA ajudarão as PMEs a operar de forma mais eficiente e econômica. De acordo com pesquisa recente da McKinsey, as empresas que implementam a automação de IA na Contabilidade podem esperar uma redução de até 30% nos custos operacionais e um aumento de 20–40% na produtividade.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
A revolução da Inteligência Artificial tem o potencial de elevar a eficiência corporativa, integrando grandes modelos de linguagem com dados e interfaces de usuário para transformar o modo como trabalhamos.
Conforme a maturidade da empresa, sistemas Multiagentes estarão em todo lugar a toda hora.
Saiba por que este será o ano de maior avanço na integração de IA em negócios e na vida cotidiana
O futuro não é a IA prevendo comportamentos, mas simulando-os. Empresas estão criando gêmeos digitais dos clientes — com personalidades, comportamentos e padrões de decisão — para testar estratégias de negócios.
As empresas de IA estão indo atrás dos lucros do setor de serviços, remodelando como pensamos a automação.
Não demora e teremos agentes de IA pagando contas, comprando e investindo. Como esses agentes provarão sua identidade para agir em nosso nome, sem a nossa intervenção direta, garantindo segurança e privacidade?
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso