s
As mulheres empreendedoras tendem a se sair melhor do que os homens em crowdfunding, mas recebem bem menos investimentos (Crédito: Freepik) mulher jovem olha para a janela em ambiente de trabalho
DIVERSIDADE

Empreendedoras mulheres enfrentam preconceito em investimentos

Um estudo apontou que o apoio exclusivo de investidoras pode sinalizar para outros investidores que uma startup está sendo financiada "porque é de mulher"

Mais de 100 fundos de capital de risco liderados por mulheres foram fundados na última década, boa parte deles direcionados para investir em empresas iniciadas por mulheres. Segundo dados do Crunchbase, as startups fundadas por mulheres receberam 7% do financiamento pre-seed e seed em 2023, pouco acima dos 5% captados em 2015. Apenas 1% do financiamento de capital de risco foi destinado a empresas lideradas por mulheres que buscavam investimento além de uma rodada da Série B. A questão é que quanto mais esses negócios crescem, menores as chances de encontrar um fundo liderado por mulheres com valores altos.

Além dos valores, existe a questão do persistente viés de que fundos liderados por mulheres só estão investindo em startups comandadas por mulheres por uma questão de gênero, e não de negócios. Um estudo realizado por pesquisadores do INSEAD apontou que o apoio exclusivo de investidoras pode sinalizar para outros investidores que uma startup está sendo financiada "porque é de mulher", o que tornaria mais difícil para as fundadoras obter mais dinheiro.

Segundo os autores do estudo, as mulheres empreendedoras precisam ter consciência desse preconceito e, se possível, buscar financiamento para sua primeira rodada com investidores mistos. Ou seja, até nesse ponto, as mulheres saem perdendo por depender de fundos liderados por homens que tenham uma visão e abordagem baseada em diversidade e equidade.. 

Mulheres têm mais chances em crowdfunding

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Boards em crise: só 11% dos líderes se dizem confiantes

Tendências

Boards em crise: só 11% dos líderes se dizem confiantes

Estudo da Korn Ferry mostra baixa confiança das lideranças e riscos crescentes para empresas em todo o mundo

Quase metade dos profissionais já prefere IA a chefes humanos

Tendências

Quase metade dos profissionais já prefere IA a chefes humanos

Estudo mostra que 45% dos trabalhadores confiam mais na IA que em colegas e 44% aceitariam ter a tecnologia como gestora, revelando mudanças profundas na liderança e na cultura organizacional

SaaS na América Latina vai dobrar até 2027 — Pix é o grande motor

Tendências

SaaS na América Latina vai dobrar até 2027 — Pix é o grande motor

Mercado de SaaS cresce 23% ao ano na região e traz novas oportunidades para PMEs.

IA Agêntica redefine o e-commerce e inaugura nova era do consumo digital

Inteligência Artificial

IA Agêntica redefine o e-commerce e inaugura nova era do consumo digi...

A entrada da Inteligência Artificial Agêntica no e-commerce transforma a jornada de compra, redefine a competição entre marketplaces e inaugura a verdadeira personalização

Foresight sem visão: o ponto cego das empresas

Tendências

Foresight sem visão: o ponto cego das empresas

Dados de 400 executivos mostram foco em metas e pouco em futuro de longo prazo

Chega de hype: a IA tem que entregar

Inteligência Artificial

Chega de hype: a IA tem que entregar

Quatro lançamentos recentes — GPT-5, GPT-OSS, Genie 3 e Claude Opus 4.1 — mostram que a disputa não é mais por modelos maiores, mas por modelos mais úteis.