Entramos na era dos prompts de áudio, com foco na criação de experiências baseadas em voz que espelham a comunicação humana natural. Um salto evolutivo necessário para superar limitações ao desenvolvimento de formas mais intuitivas de interação humano-computador. Digitaremos menos para IA – o quente será falar!
Nos últimos meses, o cenário de Voice AI viu uma onda de avanços transformadoresem camadas de pesquisa, infraestrutura e aplicação. Houve muito progresso desde o surgimento da voz generativa, com empresas como a Eleven Labs redefinindo a tecnologia Text-To-Speech (TTS).
O lançamento do Gemini 1.5 pelo Google trouxe a pesquisa multimodal para o grupo, combinando voz, texto e entradas visuais para criar uma experiência de usuário mais rica. Pouco depois disso, o Voice Engine, da OpenAI, expandiu ainda mais os limites do reconhecimento de voz, gerando uma fala que imitava de perto a conversa natural.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
A equação "IA + supervisão humana" redefine aprendizagem, reduz desigualdades e cria novo padrão de qualificação. A IA vira infraestrutura cognitiva, reconfigurando talento, ensino e competitividade.
Em 2026, o maior risco de IA pode ser o excesso de modelos e a ausência de integração. O contexto se perde. E o ROI também.
O desafio agora é manter neutralidade e valor estratégico em um ambiente que tende à manipulação invisível.
Ano que vem, os agentes assumirão a jornada de Marketing. Os Agents of Customers já começam a mudar CAC, margem e previsibilidade. Ignorá-los custará caro.
Relatórios da IBM e da Deloitte apontam na mesma direção: empresas só extraem valor de IA quando CDOs garantem governança, integração e métricas consistentes para os dados.
Relatório da EY revela como IA agêntica, contratos inteligentes, robótica e neurotecnologias estão transformando empresas em ecossistemas autônomos e superfluídos
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso
