s
Investidor ativo manteve interesse nas startups mesmo com a pandemia Reprodução/Scott Graham
ECONOMIA

Volume de investimento anjo cai 20% com pandemia

Segundo a pesquisa da Anjos do Brasil, os investidores passivos foram os grandes responsáveis pelo recuo dos aportes no ano passado

Ninguém esperava, mas a pandemia chegou em 2020. Uma das consequências da crise de saúde pública foi a redução de 20% no volume de investimento-anjo no Brasil na comparação com 2019. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Anjos do Brasil, que indica que o total investido dessa modalidade em startups ficou em R$ 856 milhões em 2020 - R$ 211 milhões a menos que o montante registrado no ano anterior e no mesmo patamar que em 2016.

O retrocesso de quatro anos no montante pode ser explicado pelo formato da aplicação. Diferente dos fundos Venture Capital, o investimento anjo é feito com capital próprio. Muitos desses investidores são empresários e executivos, que também foram afetados economicamente pela pandemia. O problema realmente não foi a falta de oportunidades de investimento, já que a pandemia impulsionou os negócios digitais, grande área de atuação das startups.

Os investidores passivos, aqueles que são procurados por empreendedores e investem oportunisticamente, são os grandes responsáveis pela freada no investimento-anjo. Já os proativos, que procuram startups para investir participando de grupos, registraram um crescimento no volume de investimento aplicado. Entretanto, no final das contas, a queda não foi compensada.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Criatividade, sorte ou esperteza? Como uma startup sobrevive?

Startups

Criatividade, sorte ou esperteza? Como uma startup sobrevive?

Olhando para os dados, a grande maioria das startups não irão passar a marca de 10 anos de existência. Como será que uma startup consegue sobreviver? A doutora Tina Seeling explica como.

IA Generativa: avanço depende da melhoria da educação no Brasil

Startups

IA Generativa: avanço depende da melhoria da educação no Brasil

Estudo do Google for Startups mostra que é preciso conhecimento e análise crítica sobre a tecnologia para chegar ao próximo nível

BYD acelera conquista do mercado automotivo com lançamento do King 

Mercado

BYD acelera conquista do mercado automotivo com lançamento do King 

O lançamento do novo sedã hibrido King no mercado brasileiro mostra que a montadora BYD quer ir além dos carros elétricos.

Futuro das fintechs pode incluir biofintechs e sistemas à prova de invasão quantum

Tendências

Futuro das fintechs pode incluir biofintechs e sistemas à prova de in...

O futurista Bernard Marr lista as principais tendências de fintechs que vnao crescer nos próximos dez anos. Confira a lista completa

Investir em quê?

Mercado

Investir em quê?

Investir em transformação digital é colocar dinheiro naquilo que levará a empresa para frente. A questão é entender quais são as áreas que precisam ser direcionadas.

Como aumentar a confiança dos consumidores

Mercado

Como aumentar a confiança dos consumidores

Empresas podem fortalecer a confiança que os consumidores depositam nelas tomando seis atitudes consideradas prioritárias hoje.