s
TENDÊNCIAS

Você tem projeto para a biologia sintética?

Aplicações de SynBio têm potencial para revolucionar áreas da indústria, medicina e agricultura nos próximos 10 anos

Por Silvia Bassi 13/04/2023

Quando alguém fala de biologia sintética (synthetic biology, ou SynBio), três coisas são lembradas primeiro: manipulação genética (CRISPR etc.), vacinas mRNA e carne cultivada em laboratório. Segue-se a discussão dos riscos e da ética de manipular a estrutura básica de um ser vivo (DNA) ou modificar minúsculos atores biológicos (proteínas e microrganismos) para fazer coisas diferentes do que foram programados.

Tudo isso é verdade, e está na mesa nesse momento para discussão. Mas o universo da SynBio é infinitamente maior, porque tem todos os componentes para virtualmente modificar qualquer segmento da economia. "O espectro é absolutamente surpreendente — na mineração, nos processos químicos e em todo tipo de processo no qual se pode reduzir o consumo de água", diz François Candelon, partner do Boston Consulting Group e diretor global do Henderson Institute, o think tank do BCG.

Antes de avançar, uma explicação: A ideia fundamental por trás da biologia sintética é a de que qualquer sistema biológico é uma combinação de elementos funcionais individuais (peças). Esses elementos podem ser reprogramados e combinados em novas configurações para modificar as propriedades existentes ou criar novas, que vão desempenhar funções específicas e, em última instância, resolver problemas reais.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

AI e o reflorestamento de empregos

Inteligência Artificial

AI e o reflorestamento de empregos

Se uma empresa que desmata ou polui é cobrada por reflorestar determinada área, uma empresa que troque empregos pela adoção de IA deveria também ser cobrada por investir em educação e upskilling da IA?

Por Por Rodrigo Helcer, Marília Tosetto, Álvaro Schocair e Joseph Teperman *
Novas tecnologias para o varejo

Tendências

Novas tecnologias para o varejo

Inteligência Artificial, IOT e etiquetas digitais são algumas das novas tecnologias para o varejo no futuro.

15 Tendências Tecnológicas mais importantes para as empresas em 2024

Tendências

15 Tendências Tecnológicas mais importantes para as empresas em 2024

Da IA Generativa à Computação de Borda, passando pelas Tecnologias Quânticas e pelo Futuro da Bioengenharia, veja quais são as tendências tecnológicas capazes de trazer mais valor para as empresas

Reskilling: é possível criar um programa de requalificação que funciona?

Tendências

Reskilling: é possível criar um programa de requalificação que fun...

A requalificação deve se tornar uma tendência dominante entre as organizações, mas como garantir programas com melhores resultados para a empresa e para os colaboradores?

Co-Inteligência: o que é e como colaborar com a IA Generativa

Inteligência Artificial

Co-Inteligência: o que é e como colaborar com a IA Generativa

A Co-Inteligência gira em torno da colaboração entre a Inteligência Artificial e humanos, aproveitando os pontos fortes de cada um. Entenda

The Shift Especial Febraban 2024: Oito visões sobre o próximo nível

Tendências

The Shift Especial Febraban 2024: Oito visões sobre o próximo nível

Em parceria com a Embratel, a The Shift teve a oportunidade de conversar com oito lideranças femininas para discutir o próximo nível das tecnologias no setor financeiro.