s
Gráficos TBD editados pela The Shift
ECONOMIA

Vamos explicar a Web5?

Jack Dorsey resolveu tumultuar a já tumultuada Web3 e anunciou os planos da sua empresa Block Inc. de montar a próxima-próxima Web. Explicamos, sem tomar muito do seu tempo.

Por Silvia Bassi 19/06/2022

Mas não era Web3? Sim, a Web3 continua a pleno vapor, mas Jack Dorsey, ex-CEO do Twitter e fundador e CEO da Block Inc. (antiga Square), resolveu entrar na discussão lançando um documento que detalha uma nova Web, a ser construída pela TBD, subsidiária da Block focada em bitcoin, que batizou de Web5.

No documento, a Web5 é descrita como uma "extra decentralized web" (web extra descentralizada), feita para colocar os usuários no controle total de sua identidade digital e de seus dados, 100% focada em uma única blockchain - do bitcoin - e sem tokenização. A propósito, é Web5 porque é "a soma da Web2 com a Web3".

O anúncio poderia ser mais um episódio daturra histórica entre Dorsey e Marc Andreessen em torno da Web3, da blockchain e das empresas de venture capital, acusadas por Dorsey de querer controlar o que em tese seria descentralizado. Mas parece ser um exercício sério para devolver aos usuários a posse integral da identidade digital+dados pessoais usando componentes que rodam em uma Plataforma Web Descentralizada (DWP). A DWP se monta sobre vários pilares e atores:

  • Identificadores Descentralizados (DIDs): descritos na W3C Internacional como identificadores criados, possuídos e controlados por indivíduos, que permitem “identidade digital verificável e descentralizada”.
  • Nós de Web Descentralizados (DWNS): armazenadores personalizados que guardam dados públicos e dados criptografados.
  • Apps de Web Descentralizadas (DWAS): apps de Web turbinadas com identidade descentralizada e recursos para armazenar dados.
  • Wallets: que funcionam como agentes para indivíduos ou instituições facilitando as interações de identidade e de dados guardadas nos DIDs.
  • Vários serviços "in-a-box" que facilitam geração de credenciais de identidade soberana e controle do seu ciclo de vida (concessão ou revogação de permissões, emissão e verificação).
  • Tudo isso transitando pela ION, uma “rede DID aberta, pública e sem permissão que roda sobre a blockchain do bitcoin”.

Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.

Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.

É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.

Comida do futuro a perigo

Economia

Comida do futuro a perigo

Os investimentos de risco na agricultura celular (proteínas animais cultivadas em laboratório) caíram 78% entre 2022 e 2023, colocando as startups a perigo.

Desafios da união entre IA e Blockchain

Inteligência Artificial

Desafios da união entre IA e Blockchain

Tema de conversas e polêmicas constantes entre especialistas, vem sendo acalentado por gente de peso no ecossistema cripto, como Vitalik Buterin. Há riscos. E não são poucos.

Filantropia movida a tecnologia

Economia

Filantropia movida a tecnologia

A filantropia virou de cabeça para baixo depois que a ex-mulher de Jeff Bezos, MacKenzie Scott doou mais de US$ 16 bilhões em cinco anos para 2 mil organizações no mundo todo, incluindo no Brasil.

É preciso focar na qualidade do crescimento

Economia

É preciso focar na qualidade do crescimento

Estudo do WEF, em parceria com a FDC, avaliou 107 países, incluindo o Brasil, e descobriu que o ritmo da inovação está "devagar, quase parando". Além disso, o crescimento não é sustentável.

A hora de integrar IA e blockchain é agora

Inteligência Artificial

A hora de integrar IA e blockchain é agora

Quando unimos duas tecnologias poderosas como IA e blockchain, o que podemos esperar? Aumento da velocidade na consulta de dados, insights mais acionáveis, aplicações de IoT, metaverso.

O novo jogo da recorrência

Economia

O novo jogo da recorrência

O modelo de assinatura chegou à maturidade, mas novos desafios se impõem para que encontre o ponto de equilíbrio: pressões macroeconômicas, maior concorrência e evolução das expectativas dos consumidores. Como sair do perfil de risc...